Recentemente, Kingdom Hearts Re: coded foi lançado no Ocidente, tornando ainda mais complexas a trama da série e a estrutura do Universo de Kingdom Hearts como o conhecemos, com a adição dos Data Worlds. Enquanto aguardamos mais notícias sobre Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, vamos tentar compilar um pouco do que já sabemos sobre a constituição do KHverso. Para isso, desta vez o Stage Select traz para você um pouco mais sobre The World That Never Was, quartel general da Organization XIII.
Metafísica de Kingdom Hearts
Vamos admitir, apesar de muitos pensarem que os jogos da franquia Kingdom Hearts serem essencialmente infantis (e na superfície o são), não é nada fácil entender a natureza dos diversos mundos e a relação entre Heartless, Nobodies, Keyblades, Princesas de Coração, Luz e Escuridão... Não que seja realmente obrigatório saber tudo isso para apreciar uma boa jogatina, mas a experiência se torna mais interessante se buscarmos um nível mais profundo de compreensão. É esse tipo de atitude que, em grande medida, diferencia jogadores de fãs e eleva um game ao status de obra de arte (que comece a controvérsia!).
Divagações à parte, segue uma breve descrição da composição física (ou seria metafísica?) do Universo de Kingdom Hearts. Há o Realm of Light (Reino da Luz), que concentra a maior parte dos mundos visitados durante os jogos; o Realm of Darkness (Reino da Escuridão), do qual não se sabe muito, fora o fato de que é habitado por inúmeros Heartless; e o Realm of In-Between (In-Between é algo que está entre duas coisas, que fica no meio), separando os outros dois. Dentre os mundos que ficam no Realm of In-Between está The World That Never Was (O Mundo Que Nunca Existiu). Este é o mundo que fica mais próximo do Reino da Escuridão, dentre todos os mundos de In-Between. Outros mundos que lá existem são Yen Sid’s Tower, Castle Oblivion e Twilight Town, este último posicionado exatamente à mesma distância em relação ao Realm of Light e ao Realm of Darkness.
Mas o que é The World That Never Was? Assim como no primeiro Kingdom Hearts nos é apresentado o End of The World, que é uma espécie de Heartless dos mundos, TWTNW é o Nobody dos mundos. Nenhum lugar seria mais apropriado, portanto, para sediar a Organization XIII, a elite dos Nobodies. A aparência do lugar é de racionalidade e artificialidade, características dessa forma de existência. Este mundo é composto por Dark City, que vemos pela primeira vez no final secreto de Kingdom Hearts e flutuando acima da cidade, The Castle That Never Was, que é onde os Nobodies da Organization XIII de fato habitam. Podemos ver flutuando no céu uma grande lua amarela em formato de coração. Este misterioso corpo celeste é Kingdom Hearts em si, algo muito poderoso e cuja natureza ainda não é completamente compreendida, mas que é composto de inúmeros corações de homens (nesse caso, já que o Kingdom Hearts visto em Birth by Sleep é azul e foi confirmado por Tetsuya Nomura como sendo composto de corações de mundos). Esses corações foram coletados pela Organization XIII, já que os Nobodies são formas de existência que não possuem coração. Xemnas, líder da Organização, acredita que se um número suficiente de corações for recolhido e armazenado em Kingdom Hearts, ele e seus companheiros poderão ser pessoas completas novamente. O único jeito de extrair corações é utilizando uma Keyblade, de outro modo os Heartless destruídos apenas reaparecem mais tarde.
Localidades
Áreas de Dark City:
- Alley to Between (Beco para o Meio) – é o caminho pelo qual Sora, Pateta, Donald e Mickey chegam a The World That Never Was.
- Fragment Crossing (Passagem do Fragmento) – é composta de várias ruas sinuosas, sinais de neon em prédios vazios e uma usina elétrica.
- Memory’s Skyscraper (Arranha-céu da Memória) – é um enorme prédio perto do Castle That Never Was que possui várias telas enormes que mostram imagens das memórias daqueles que estão por perto.
- Brink of Despair (Beira do Desespero) – O castelo flutua logo acima dessa área. Sora e companhia chegam lá em cima através de um caminho aberto pela Keyblade.
- Nothing's Call (Chamado do Nada) – é o primeiro nível do castelo e a única entrada possível para aqueles que não são membros da Organization XIII (estes utilizam portais conhecidos como Dark Corridors).
- Soundless Prison (Prisão Silenciosa) – é onde Kairi e Pluto ficam presos, reféns da Organization.
- Crooked Ascension (Ascensão Distorcida) – é um gigante elevador que sobe e desce, enquanto parece estar parado.
- Hall of Empty Melodies (Salão das Memórias Vazias) – um amplo salão onde muitos dos eventos importantes para a trama de Kingdom Hearts II ocorrem, como o reencontro de Sora com Kairi e Riku.
- Proof of Existence (Prova da Existência) – essa sala possui painéis representando todos os membros da Organization, menos Xemnas e Xion, indicando sua arma, título e ranking. Os painéis relativos aos membros que já morreram aparecem vermelhos e danificados, enquanto os painéis daqueles que ainda vivem estão azuis e intactos.
- Altar of Naught (Altar da Nulidade) – uma alta torre que fica acima do resto do castelo, onde Xemnas costumava ir para “conversar” com o Kingdom Hearts.
- Where Nothing Gathers (Onde o Nada se Reúne) – uma sala redonda com altas cadeiras, onde acontecem as reuniões da Organization XIII. Só é acessível através de Dark Corridors.
- Grey Area (Área Cinzenta) – é o lugar no qual Roxas aparece após suas missões, em Kingdom Hearts 358/2 Days e também onde os membros da Organization recebem de Saïx suas próximas instruções.
ALERTA DE SPOILER! Caso não tenha jogado Kingdom Hearts II ou Kingdom Hearts 358/2 Days e não queira estragar algumas supresas, pare de ler por aqui!
Onde Ninguém pode viver
The World That Never Was aparece primeiro, dentro da cronologia da série, em Kingdom Hearts 358/2 Days. Nesse jogo, podemos ver a Organization XIII usando o Castle That Never Was como base para suas operações: é lá que eles se reúnem para tomar decisões e é também o lugar para onde voltam depois de realizar suas missões: cada membro tem seu próprio quarto. É nesse ambiente que se desenrola a história dos amigos Roxas, Axel e Xion, até que, quase um ano após seu nascimento como Nobody e sua união à Organization, as inúmeras traições e divergências de interesses fazem com que Roxas fuja do castelo. Depois de lutar com Riku em Dark City, Roxas é levado por DiZ (o verdadeiro Ansem, The Wise) e pelo próprio Riku, que sofreu efeitos colaterais na batalha, para a simulação de Twilight Town.
Aí começa a história de Kingdom Hearts II. Roxas só volta a TWTNW no final do jogo, já na sua forma original de Sora. Com a ajuda de Axel, que trai a Organization XIII, Sora e seus amigos conseguem chegar ao castelo para resgatar Kairi e derrotar os poucos membros remanescentes da Organization, evitando que eles completem Kingdom Hearts. Ansem, The Wise, sacrifica sua vida nesse processo, fazendo com que Riku volte à sua forma original. Depois que Xemnas, líder da Organization, é derrotado e seu Kingdom Hearts se fecha, tanto o castelo como a Dark City começam a desmoronar. Sora e companhia conseguem ir embora de The World That Never Was. Não se sabe o que aconteceu com esse mundo depois disso.