Stage Select: Jungle Hijinx (Donkey Kong Country)

em 09/02/2011

Aproveitando toda a emoção e nostalgia que ainda estamos vivendo devido ao lançamento de Donkey Kong Country Returns, para Wii, o Stage Sele... (por Rodrigo Trapp em 09/02/2011, via Nintendo Blast)

donkey_kong_countryAproveitando toda a emoção e nostalgia que ainda estamos vivendo devido ao lançamento de Donkey Kong Country Returns, para Wii, o Stage Select de hoje irá relembrar uma das fases mais queridas de todos os fãs do gorilão: Jungle Hijinx. É a primeira fase do primeiro game da franquia Country e, provavelmente, uma das mais bacanas de se jogar. Então vamos embarcar em uma viagem pelo estágio mais famoso do mundo de Donkey Kong. Ah, só lembrando que o foco da matéria é a fase no SNES, mas inevitavelmente serão feitas algumas comparações com a do Wii, ok?

Onde tudo começou…


É difícil explicar o impacto que Jungle Hijinx causou em todos os gamers em meados dos anos noventa. Mais precisamente em 1994, quando a parceria Rare+Nintendo, que ainda renderia diversas pérolas do SNES e do N64, lançou Donkey Kong Country. Jungle Hijinx era a primeira de todas as fases, ou seja, o primeiro contato que teríamos com uma franquia que ainda teria duas sequências no SNES e uma (por enquanto) no Wii e se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos da Big N. Uma versão “repaginada” desta fase ainda foi incluída em Donkey Kong Country Returns, para Wii. Não podemos esquecer também que a floresta-natal de Donkey Kong foi cenário de incríveis lutas de Smash Bros. Brawl, para Wii.

Tudo que acabou virando marca registrada da série Donkey Kong Country foi aprendido em Jungle Hijinx. Ali pela primeira vez, encontramos Diddy preso em um barril (mal sabia ele que isso ainda iria acontecer por mais muitos e muitos anos). Descobrimos que balões nos dão vidas extras, bem como cem bananas coletadas. Também passamos a considerar obrigatório encontrar as letras “K”, “O”, “N” e “G”, nem que fosse apenas como questão de honra, para o resto de nossas vidas. Vimos que barris podem ser pegos para matar inimigos ou bater na parede para encontrar fases bônus. Aliás, a fase conta com dois bônus e diversas vidas extras escondidas. Lembre-se sempre de dar uma passadinha em casa, logo no início da fase, para garantir uma surpresa, por exemplo.

JungleHijinks donkey_kong_country_returns_011
DonkeyKongCountry_1 Donkey-Kong-Country-Returns-1

Além disso, por ser uma fase sem muitas dificuldades, Jungle Hijinx acaba sendo perfeita para aprender os comandos e testar os controles. No SNES, descobriríamos como rolar pressionando“Y”, pular com o botão “B” e trocar de macacos com o “Select”. Com Donkey, ao pressionarmos a seta pra baixo + “Y”, vemos o “Hand Slap”, aquela batida no chão para descolar umas bananas e matar uns inimigos. Já no Wii, o porquinho nos dá algumas dicas dos comandos, a maioria deles dependendo de um chacoalhão no controle. Um chacoalhão enquanto anda e você sai rolando. Outro chacoalhão parado e você bate no chão. Uma nova chacoalhadinha, agora abaixado, e você irá assoprar as plantinhas de algodão e poderá apagar o fogo de determinados inimigos.

No mais, os gráficos surpreendentes que apareceram em Donkey Kong Country nos proporcionaram uma bela floresta, riquíssima em detalhes. Algumas das músicas do game que, posteriormente se tornaram clássicos, também dão as caras pela primeira vez aqui

As forças “nem tão do mal assim”


Relembrando os inimigos que aparecem em Jungle Hijinx:

dkc-gnawtyBeaver – Esse castor é o primeiro inimigo que encontramos pela frente. Não é lá um bicho muito esperto, visto que só fica andando de um lado para o outro. Qualquer pulo ou “rolada” são mais do que suficientes para matá-lo.

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Kritter – Eis que surgem os Kremlings, vassalos do grandalhão King K. Roll. O Kritter também é bem simples de ser vencido. Qualquer tipo de golpe irá dar fim no jacaré que, ao morrer, dá aquele grito característico, que faz com que você tenha vontade de acabar com vários outros.

necky Necky – Com um nome que homenageia o seu pescoção, esse urubu malandro é um pouco mais difícil. Parado em um local mais alto da fase, protegendo o rosto com uma de suas asas, o bicho atira nozes que podem te matar. Espere até surgir uma brecha e pule em cima dele ou role. Logo abaixo de onde ele está, você irá encontrar uma estátua do avestruz Expresso (que também pode ser encontrado como “montaria” em algumas fases). Junte três iguais e jogue uma fase bônus para garantir algumas vidas.


Klumpdkc-klump – Um dos generais de K. Roll, Klump é imune aos saltos de Diddy, por causa de seu capacete. Somente Donkey Kong pode matá-lo com pulos. O mais fácil, no entanto, ainda é atropelá-lo rolando por cima, pois funciona com qualquer um dos macacos.


Rambi - Mas nem só de inimigos vive Jungle Hijinx, afinal de contas, é onde fica a casa de nosso amigo Donkey, não é mesmo? É de se esperar que algum amigo dê as caras por lá RambiDKCtambém, e isso acontece. Rambi fica dentro de uma caixa com seu desenho estampado. Pulando em cima da caixa, o inseparável rinoceronte aparece para dar aquela ajuda. Com ele você consegue matar inimigos e destruir estruturas que antes só se tinha acesso ao arremessar um barril. Rambi é a única montaria que aparece também em Donkey Kong Country Returns.

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Seja relembrando no SNES ou mandando ver no Wii, Jungle Hijinx é uma fase muito querida para todos nós. Caso você já tenha enjoado, justamente por ser bastante simples passar por ela, tente conseguir a medalha de ouro no Time Attack de DKCR. Com certeza é uma boa oportunidade de perder algumas horas (e a paciência) jogando. Boa sorte!
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