Não foi em Luigi's Mansion a primeira vez que pudemos controlar Luigi como personagem principal, mas sim em Mario is Missing! Lançado em 1992, o game conta a história de quando Mario é capturado por Bowser e Luigi sai em sua busca pelas cidades do nosso mundo. Isso mesmo, o jogo se passa em nosso mundo! Luigi terá ajuda do fiel companheiro de Mario, Yoshi e da Princesa Peach. O jogo é simples, só exige um bom domínio de Inglês e Geografia. Ele faz parte dos jogos educativos do Mario. Você domina bem o globo e a cultura dos outros povos?
O Mario sumiu!
Bowser armou um plano maléfico! Ele colocou seu castelo na Antártida e planeja derreter todo o gelo. Bowser envia seus Koopa Troopas para as cidades do mundo real para conseguir peças para sua máquina de calor e enquanto isso, Mario vai de encontro a Bowser em seu castelo. Porém Mario é capturado e Luigi sai pelo mundo à procura de seu irmão. Nessa aventura ele contará com a ajuda de Yoshi, contra os inimigos e da Princesa Peach para coletar informações sobre os países.
Luigi vai então para o castelo de Bowser salvar Mario. Conforme ele vai completando os níveis, Luigi vai avançando para o próximo piso do castelo. Cada piso é guardado por um Koopaling e contém uma série de canos que transportam Luigi para uma cidade onde estão os Koopas.
Luigi deve combater os Koopas e recuperar as peças e artefatos que eles roubaram. Isso o ajudará também a saber em qual parte do globo ele está, afinal os canos podem levá-lo para qualquer lugar!
Jogabilidade
Você controla Luigi do mesmo modo que Mario em Super Mario World. Mas a jogabilidade não tem nada a ver com Super Mario World! Os inimigos não te atacam e você não morre. Ou seja, é um jogo educativo sem nada de ação. E ainda, Luigi só atravessa as ruas na faixa de pedestres (educativo, não?).
Ao derrotar os Koopas que estão presentes nas ruas, você recupera os artefatos que devem ser devolvidos às suas respectivas barracas que dão dicas sobre o país em que Luigi se encontra.
Ao chegar nas barracas, onde Peach se encontra, você deve responder perguntas de História e Geografia sobre o país em que você se encontra. Acertando, você ganha uma foto, errando, você deve dirigir-se à barraca mais próxima.
Para ajudar, você também pode pedir dicas para os habitantes dessas cidades. Após descobrir em qual cidade você se encontra, é só entrar no Globulator (imagem ao lado) e levar o Yoshi com você. Com ele você pode andar mais rápido e também assustar o Pokey que bloqueia o cano de saída. Porém lembre-se, para completar a fase você só deve sair após conseguir todas as fotos. São um total de 15 fases, divididas em 3 áreas com 5 fases cada uma. Ao completar as 5 fases, o jogador deve derrotar um inimigo, pulando nele (o inimigo fica apenas andando de um lado para o outro, não ataca).
Os gráfico e sons são semelhantes ao do Super Mario World, mas o jogo em si deixa muito a desejar. A jogabilidade é fácil e simples, porém sem um bom domínio de Inglês, as perguntas ficam impossíveis de serem respondidas, ou seja, bem difícil para crianças!
Não só para o SNES
Mario is Missing! foi desenvolvido pela Software Toolworks e lançado em 1992 para PC e SNES. Em1993, foi desenvolvida pela Radical Entertainment a versão para NES. Todas as três versões foram publicadas pela Mindscape. Compare as versões de SNES e NES:
Mas, para os mais viciados e fãs de carteirinha do Mario, é um jogo que merece ser jogado, mas sem muitas expectativas. Para quem não conhece confira o vídeo a seguir: