Você está com um problemão? Está com dificuldades? Já buscou ajuda em todo o tipo de lugar, mas nada encontrou? Acredita que a sua situação não tem conserto? O desespero já tomou conta do seu ser? Acalme-se! Porque tudo o que você precisa fazer é chamar o trio dançante Osu! Tatakae! Oendan!
Games musicais se tornaram moda. Guitar Hero, Rock Band, Just Dance são alguns dos nomes mais conhecidos nos consoles de mesa. Mas há quem diga que os melhores games musicais estão no portátil. É claro que é tudo questão de opinião, mas devemos resaltar a qualidade indiscutível de um dos games musicais mais divertidos de todos os tempos: OENDAN!
A primeira dança do grupo japônes mais bacana de todos os tempos foi em meados de 2005 unicamente em terras nipônicas. O game possui um arco de histórias que beiram a bizarrice, como exemplo, posso citar um personagem que faz artefatos de cerâmica e precisa da ajuda do trio para recuperar a sua inspiração recém perdida. É nesse tipo de situção que o grupo é necessário, quando alguém está em apuros ou com grandes dificuldades, o trio dançante aparece para cantar e dar seus passos “mágicos” que simplesmente resolvem a situação em meio a muita música e momentos hilários. Normalmente há três partes em cada música, a ideia é ir bem em todas elas para conseguir uma pontução bacana e ajudar ainda mais o personagem problemático. Vá mal em alguma delas para que o mesmo personagem entre ainda mais fundo em seus problemas e se desespere cada vez mais. Seguindo para uma possível derrota.
O gameplay
Para “dançar” e “cantar” com o trio, tudo o que o jogador deve fazer é usar a tela de toque de seu DS. Você precisa tocar a tela no momento certo para acertar o ritmo e assim salvar o dia. No gameplay, nós temos três variações de utilização da tela de toque:
HIT MARKERS: Marcadores circulares numerados que vão se fechando. Você deve tocá-los na ordem correta e com um bom timing para acertar.
PHRASE MARKERS: Marcadores que além dos números possuem um “caminho” para ser seguido com a stylus. É só clicar no momento certo e arrastar até o outro ponto.
SPIN MARKERS: Um disco aparece e o jogador deve fazê-lo girar com a stylus para ganhar uma pontuação bônus.
A pontuação segue a ordem de 50, 100 e 300 pontos para definir a precisão do toque no círculo. Quando o jogador erra, o trio cai como se tivessem errado feio o passo de dança, com isso ocorre um atraso no ritmo que faz a barra de pontuação diminuir. Após resolver algumas fases, outras são abertas.
O ritmo que vicia
Ouendan é um game viciante. Ponto.
A dificuldade é crescente, aparecendo cada vez mais músicas complicadas de se completar. As histórias são tão boas que a vontade de vê-las novamente sempre aumenta. A seleção de músicas segue um J-pop e vai direto para um J-rock como uma bela surpresa, dessa forma, fica impossível não arranjar uma preferida entre as 15 faixas existentes. Assim, eu garanto que você sempre retornará para jogar aquela música que tanto curte, seja por ter se apaixonado pelo ritmo, seja por se lembrar de um anime conhecido (Full Metal Alchemist, Baby!). Há um modo multiplayer divertidíssimo onde dois jogadores (cada um com seu DS) se enfrentam para ver quem erra menos e faz o adversário errar mais. Um modo imperdível para os amigos que querem aquela boa disputa.
Não erre o passo
Mesmo em um game tão bacana quanto Ouendan, fica difícil deixar passar certos defeitos. Temos a pequena quantidade de músicas, o fato do game só ter sido lançado no Japão, a falta de conteúdo para download ou de jogatina online. Esses defeitos fazem o game ganhar uma nota mais baixa do que podia, mas não o impede de ser um dos mais divertidos para o portátil da Nintendo.
Osu! Tatakae! Ouendan! é um game que merece estar na prateleira de qualquer jogador, seja ele casual ou hardcore. Sua sequência Moeri! Nekketsu Rhythm Damashii Osu! tatakae! Ouendan 2 e sua versão americana Elite Beat Agents seguem o mesmo ritmo viciante com todos aqueles “plus” que sequências merecem. Cada uma delas deve ser contemplada como um game criativo, empolgante e apaixonante que só encontramos nas plataformas Nintendo.
E não se esqueça: se um dia precisar, não hesite em gritar bem alto: OUENDAAAAAAAAAAAAAAAAN!!!
Lista de músicas:
- Tomoyasu Hotei - "Thrill"
- Morning Musume - "Koi no Dance Site"
- The Blue Hearts - "Linda Linda"
- Asian Kung-Fu Generation - "Loop & Loop"
- nobodyknows+ - "Kokoro odoru"
- The Yellow Monkey - "Taiyou ga Moeteiru"
- Linda Yamamoto - "Neraiuchi"
- Ulfuls - "Gatz daze!!"
- Kishidan - "One Night Carnival"
- L'Arc-en-Ciel - "Ready Steady Go"
- Yaida Hitomi - "Over the Distance"
- Road of Major - "Taisetsuna mono"
- Orange Range - "Shanghai Honey"
- 175R - “Melody”
- B’z - “Atsuki Kodo no hate”