Mario Bits: Tiki Tak Tribe

em 13/01/2011

Hey, paisano! Depois da virada do ano, o quadro Mario Bits do Nintendo Blast retorna, e com força total! É hora de adquirir mais conheciment... (por Eduardo Jardim em 13/01/2011, via Nintendo Blast)

Hey, paisano! Depois da virada do ano, o quadro Mario Bits do Nintendo Blast retorna, e com força total! É hora de adquirir mais conhecimento sobre o universo gigantesco da franquia-símbolo da Nintendo: a interessante, inovadora e clássica série Mario. Nesta edição, deixaremos as princesas e os encanamentos de lado para falar sobre Donkey Kong - "partner series" da série Mario principal, que até acontece na mesma dimensão e realidade dos Irmãos Mario, apenas em regiões geográficas diferentes.

Em 2010, as empresas Nintendo e Retro Studios uniram forças para tornar real o espetacular retorno na série Donkey Kong Country (SNES) para a 7ª geração dos video games. O resultado foi Donkey Kong Country Returns, a estreia da carismática dupla Donkey Kong e Diddy numa avançada e desafiante plataforma em 2.5-D para Nintendo Wii. Vários elementos clássicos marcaram retorno e trouxeram sorrisos saudosos ao rosto dos gamers das antigas. Porém, 14 anos, a distância cronológica que separa Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! de Donkey Kong Country Returns, é muito tempo. Portanto, o grande salto da série trouxe, inevitavelmente, grandes mudanças de jogabilidade e roteiro. Hoje, tentaram nos fazer esquecer das fases aquáticas, das bexigas 1-Up com personagens estampados e até mesmo dos impetuosos Kremlings - crocodilos que carimbaram a série com garra e músculos.

Mas quem colocaram no lugar dos Kremlings?

A tribo Tiki Tak, é claro. Seus membros são a estranha amálgama entre tikis - esculturas de madeira de algumas culturas do pacífico - e instrumentos musicais. Na abertura do game, a tribo Tiki Tak é vista saindo de rochas que são expelidas de um vulcão em Donkey Kong Island; eles hipnotizam os animais da ilha, que acabam sendo forçados a roubar o precioso "tesouro" do gorilão: sua montanha de bananas (mais conhecida como "Donkey Kong's Banana Hoard"). Provavelmente o Tiki mais arrenpedido de todos foi o que entrou na casa de Donkey Kong e tentou lhe tocar o terror com seus poderes hipnóticos - que foram hiariamente frustrados. Já viu a primeira aparição dos Tikis? Bem, vale a pena ver de novo:


Nota-se que essa nova e peculiar raça de inimigos pode ser considerada o equivalente dos Kremlings. A maioria dos selvagens malucos lembram máscaras tikis flutuantes, e muitos são adornados com penas. Tikis não seguem um padrão tão rígido; ou seja, a equipe criativa da Nintendo chutou o balde e modelou inimigos de uma só raça com diferenças extremamente notáveis. Para citar um exemplo, os Tiki Goons lembram bongôs, enquanto os Tiki Buzzes têm a aparência semelhante a pássaros com asas de madeira em suas laterais.

Os Tikis possuem grandes poderes, grandes habilidades (embora nenhuma responsabilidade). Sendo criaturas tão bizarras, Tikis se mostram bastante ágeis. Alguns conseguem voar, outros só o fazem por meio de asas. Outros possuem a habilidade de resistir aos ataques físicos de Donkey Kong ou Diddy Kong - como o Tiki Doom e o Tiki Tank, que podem ser derrotados somente com o uso de barris ou com a ajuda de um parceiro animal ("Animal Buddy") como o Rambi. Os tikis também são conhecidos por seu contato com o elemento fogo - não importando o fato de serem feitos de madeira! É o caso dos apavorantes Tiki Torches, que dão as caras na área da selva ("Jungle"). E, impossível esquecer, Tikis são exímios hipnotizadores, embora essa capacidade não seja cem por cento garantida - que o diga o Tiki que ficou trancado no cafofo do Donkey Kong!

O mais interessante de tudo é que os Tikis não querem as bananas de Donkey Kong apenas para trollar o gorilão. A verdade é que eles precisam das bananas, pois elas são sua principal fonte de poder. Como pode ser visto na área da fábrica, um Tiki pode voltar a viver quando uma substância especial derivada das bananas lhe for incorporada.

É interessante notar que a maioria dos membros da tribo Tiki Tak foram criados com base em instrumentos musicais. O Tiki que ganha controle do sapão Mugly, por exemplo, tem a estrutura baseada numa kalimba. Há quem se pareça com maracas, banjos, xilofones, acordeões e até mesmo com gongos. É uma ideia interessante, mas associar instrumentos musicais com tikis foi um conceito pra lá de aleatório. Falando em conceito, uma pequena observação: tradicionalmente, tikis são associados com a cultura da Polinésia; entretanto, os Tikis do mundo de Donkey Kong possuem uma forte influência tribal africana. Sempre que penso no que levou os criadores dessa tribo a darem vida a características tão estranhamente combinadas, nunca obtenho uma conclusão concreta. A não ser, é claro...


Mais informações oficiais sobre a Tiki Tak Tribe podem ser encontradas em sua página na Super Mario Wiki. Obrigado a todos pela leitura, até a próxima quinta-feira com mais um quadro Mario Bits do Nintendo Blast!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.