O nome pode ser complicado, mas sua importância para a indústria de games é inquestionável. Alexey Pajitnov é o grande criador do Tetris (1985). O seu puzzle game atravessa gerações de plataformas até hoje. Residente na época na antiga União Soviética, era um engenheiro do Centro de Computação da Academia Soviética de Ciências. Sempre gostou muito de matemática e puzzles. Este foi um passo para ter a ideia deste grande jogo. Claro que o Developers do Nintendo Blast não poderia de deixar de destacar este grande desenvolvedor.
A ideia de Alexey Pajitnov era fazer um jogo que não promovesse ainda mais as guerras, sendo aderente a qualquer cultura. Tetris conseguiu isto com a ideia simples de um jogo onde peças caiam formando blocos. A cada linha formada ganhava-se pontos. Podia-se fazer combos de até quatro linhas, onde gerou a ideia do nome Tetris (vem de Tetra). Este conceito de game se originou principalmente de um jogo que Alexey adquiriu chamado Katamino. O criador de Tetris o promoveu muito, porém não lucrou nada com sua invenção na época, pois os direitos foram cedidos ao governo. Logo, o jogo foi distribuído gratuitamente por toda a União Soviética e Europa. Seus lucros vieram depois que retomou os direitos do game (agora já residente nos EUA).
Para quem não sabe, Tetris foi o principal alavancador de vendas do primeiro Gameboy da Nintendo. Também foi responsável por criar um público diferente daquele que jogava NES, mas também muitos compravam o portátil motivados pelo game. Este processo de negociação entre os russos e a Nintendo foi extenso, todavia gerou uma grande amizade a Alexey Pajitnov: Henk Rogers. Juntos criaram a Tetris Company, onde o jogo poderia ser licenciado para outras empresas desenvolverem versões novas do mesmo.
O criador de Tetris também participou ajudando alguns projetos relacionados a puzzles como Yoshi’s Cookie do SNES. Além disto, ganhou em 2007 o Game Developers Choice Awars First Penguin Award, devido ao seu pioneirismo no mercado de jogos casuais. Também trabalhou muito tempo na Microsoft em jogos para o sistema operacional deles, além do Xbox 360. Um exemplo seria o puzzle Hexic.
Em 2010, anunciou um novo trabalho de Tetris para múltiplos jogadores, cujo projeto já se estende há mais de 10 anos. Ele declara que ainda precisa lapidar mais a interação entre estes jogadores na rede. Vamos aguardar e ver esta novidade!
Principais games em que Alexey Pajitnov trabalhou efetivamente:
- Tetris (1985)
- Welltris (1989)
- Faces (1990)
- Hatris (1990)
- Knight Move (1990)
- Wordtris (1991)
- El-Fish (1993)
- Wild Snake (1994)
- BreakThru! (1994)
- Knight Moves (1995)
- Ice & Fire (1995)
- Clockwerx (1995)
- Tetrisphere (1997)
- Microsoft Entertainment Pack: The Puzzle Collection (1997)
- Microsoft Pandora’s Box (1999)
- Microsoft A.I. Puzzler (2001)
- Hexic (2003)
- Hexic HD (2005)
- Dwice (2006)
- Hexic 2 (2007)