Última semana do ano, 2011 cada vez mais próximo e já estamos no verão. Você, um gamer nato, só está pensando em curtir as férias, viajar para algum lugar e aproveitar tudo o que o verão tem de melhor, enfim, querendo só sombra e água fresca, não é? Claro que não! Tudo o que você quer é jogar Nintendo nesse período de descanso, mas a água não é tão fresca assim. Você sabe, todo jogo tem uma parte aquática incômoda, sempre o deixando nervoso e prejudicando o seu progresso. Então, nada mais (in)justo do que relembrar esses momentos marcantes e infelizes nos jogos dos consoles Nintendo. Se você saiu ileso de alguma dessas partes, pode se considerar um sobrevivente, e se você ainda não passou por esses apuros, é melhor preparar um copo de água com açúcar quando for jogar algum desses jogos.
10. Star Wars: Shadows of the Empire - N64
Esse game saiu em 1996 para o Nintendo 64. É um game razoável, onde você está no controle do mercenário Dash Rendar e deve ajudar Luke Skywalker a resgatar a princesa Leia. Os controles são estranhos e a câmera atrapalha bastante, mas o problema maior é a fase
Sewers of Imperial City. Passar pelo labirinto-esgoto tomando cuidado com os
dianogas e usando um jetpack não é nada fácil. O pior é ter que enfrentar Dianoga Eye sob a água, um monstro com inúmeros tentáculos e um olho que você deve acertar. E enquanto faz isso, você tem que se cuidar para não ficar sem ar e para não ser tocado pelos tentáculos do monstro, pois cada vez que isso acontece, a vida do seu personagem desce como água. Rá!
9. Silent Hill: Shattered Memories – Wii
Todos concordam que Shattered Memories é um jogo brilhante e que causa desespero em certos momentos. Na parte em que é preciso mover os braços como se estivesse nadando, olhar para o fundo do lago e ver as personagens do jogo petrificadas é impressionante. Mas o problema está na parte em que a ponte começa a se contorcer bem na hora em que Harry está passando de carro com
Dahlia, fazendo o automóvel cair no lago. A garota fica congelada e a água começa a entrar no veículo. O que você faz? *
Tan-tan* (Música de suspense). Abrir os vidros só acelera o processo de inundação do carro e quando você encontra a lanterna, monstros começam a bater no vidro. Desesperador, não? Apenas mude a estação do rádio para conseguir escapar – coisas de Silent Hill. Será que a seguradora cobre acidente causado por ponte que tem vida própria?
8. Super Mario World 2: Yoshi’s Island - SNES
Um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo, também tinha seus problemas aquáticos. Era preciso completar 100% das oito fases do quarto mundo para liberar a fase extra
The Impossible? Maze. Como o nome sugere (O Impossível? Labirinto), você deve passar pelo encanamento entrando por túneis que te levam a vários cantos da fase, lutar contra a água que corre na direção contrária a sua e avançar por passagens escuras e cheias de inimigos. O desafio é ter que empurrar caixas contra a
correnteza para encontrar o túnel que te levará para o final da fase. E se não conseguir, terá que repetir todo o processo. Ah! E não adianta xingar o jogo que não resolverá nada.
7. Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest - SNES
Ah, malditos 16 bits! A fase
Poison Pond do primeiro Donkey Kong Country era complicada, mas foi o segundo game da série que dificultou ainda mais a vida dos jogadores. Além das passagens secretas, DKC2 incrementou as fases com bônus escondidos, novos inimigos e até poder para Enguarde, o peixe-espada. Havia um estágio em que você era perseguido por piranhas sempre que a água subia, mas o game guardava uma fase ainda pior:
Lava Lagoon. Nela você precisava pular na foca Clapper para “purificar” a água e poder nadar. Até aí tudo bem, o problema é que essa “purificação” era temporária e se você quisesse pegar a moeda DK, por exemplo, teria que ser muito rápido, pois se a água voltasse a ficar vermelha era
morte na certa. Macacos me mordam!
O quê? Você está dizendo que os planetas aquáticos de Super Mario Galaxy são
difíceis? Bah, bobagem! Difícil mesmo era passar pelo trauma da primeira fase na água de um jogo do Mario em 3D. Em
Jolly Roger Bay, era necessário levar o navio
naufragado no fundo do lago de volta à superfície,
arriscar a vida para abrir os baús na ordem certa, encontrar as moedas vermelhas, dar um salto como Metal Mario no meio de uma corrente de água e depois pegar uma estrela na ponta da cauda de uma
enguia gigante. Problema 1: capturar a estrela; Problema 2: a sua vida e o ar dividem a mesma barra, então se apanhar do monstrengo poderá morrer afogado; Problema 3: depois de obter essa estrela, ainda tem que juntar 100 moedas pelo estágio. Mas que
água do inferno (!?).
O que pode ser pior do que uma fase do Mega Man? Uma fase de água do Mega Man. E o que é pior do que uma fase de água do Mega Man? Duas fases aquáticas no mesmo game! O sexto episódio da série foi o último para o Nintendinho e os dois estágios eram o
Centaur Man Stage e o
Dr. Wily's Fortress Stage. Ambos eram submersos, mas o herói
robótico não enferrujava, só os jogadores por ficarem empacados em algum dos estágios. Depois desta revelação, você não precisa se jogar de uma ponte, pois é possível passar pelas fases
após morrer algumas dezenas de vezes. *Glub, Glub, Glub*.
4. Monster Hunter Tri - Wii
Bem, o principal objetivo do jogo é terminar com uma série de tremores que ocorrem próximos à cidade e que são causados por um monstro chamado
Lagiacrus. Quem já jogou os games anteriores da série, sabe que em Monster Hunter você é sempre mais fraco que os inimigos e que as batalhas duram muito tempo. A novidade para a versão do Wii são as lindíssimas e imensas
áreas aquáticas. E adivinha em que local Lagiacrus se encontra? Sim, no mundo submerso, onde seus movimentos ficam limitados e lentos. Se bobear, o
monstrão fará palitos de dente dos seus ossos.
3. Resident Evil 4 – Game Cube
Também há a versão do Wii, mas era na versão do GameCube que a coisa complicava. Leon vê os Ganados jogando o corpo de um policial no lago para alimentar um bicho gigante. Se fosse qualquer um de nós sairia correndo, mas o rapaz é corajoso e decide ir até lá de barco, é aí que ocorre o encontro com o primeiro chefe do jogo:
Del Lago. Você tem que descobrir de qual direção ele está vindo, jogar as lanças na goela dele e ainda controlar o barco. Se Leon cair no lago, deve voltar rapidamente para a embarcação antes que Del Lago o engula. E quando você acha que tudo acabou, o pé do personagem fica preso a uma corda que ele deve cortar antes que vá para o fundo do lago junto com o monstro. Leon é o
Chuck Norris dos videogames.
2. Super Mario World - SNES
Você que já jogou deve lembrar o pesadelo que era passar as fases aquáticas de Super Mario World. Aquela
musiquinha tranquila de fundo oculta a desgraça e o desafio que é passar por essas áreas.
Soda Lake, no quarto mundo, é um estágio repleto de torpedos que vão em sua direção para te matar sem dó nem piedade. Ainda no mesmo mundo, há um castelo aquático chamado
Vanilla Fortress que exige atenção
redobrada de quem deseja enfrentar o chefão como Super Mario. Após o castelo do sexto mundo, há um navio afundado -
Sunken Ghost Ship - repleto de Boos que aparecem e desaparecem para infernizar a sua vida. São fases assim que levam alguns jogadores a arremessarem seus controles contra a parede. Eles só devem tomar cuidado para não acertarem suas avós, caso elas estejam passando naquele exato momento.
1. The Legend of Zelda: Ocarina of Time - N64
Mas que diabos a Nintendo tem contra a água? Será que os desenvolvedores não gostam de tomar banho? Tá certo que controlar o fluxo da água e usar a flecha de gelo para criar plataformas em Great Bay Temple, de
Majora’s Mask, é chato; e que girar a escadaria em Lakebed Temple, de
Twilight Princess, é irritante; mas quando os jogadores chegam a algum templo aquático da série Zelda, já ficam desanimados. E tudo por causa do trauma de Water Temple, de Ocarina of Time.
Eiji Aonuma, o produtor da série, falou na última E3 que ele ainda convive com a dificuldade que é passar o maldito, desgraçado - e outros palavrões impublicáveis - Templo da Água e prometeu alterá-lo no Ocarina of Time do 3DS. Quem se esquece de como era detestável ficar acessando o Menu para trocar de botas sempre que você precisava afundar ou ir à superfície? Ou como era “divertido” (olha o
sarcasmo!) subir e descer o nível da água? E enfrentar
Dark Link? E quando o seu
Hookshot não alcançava o alvo e você tinha que encontrar o
Longshot e passar tudo de novo? E quando você não encontrava a chave para aquela porta? E quando você ficava dizendo trocentos palavrões por causa disso? AAAHHHHHHH!!!! CHEGAAAA!!! É melhor pararmos por aqui, antes que alguns de nós comecem a chorar rios de lágrimas e tentem se afogar numa privada.
E aí? Tem algum outro momento desgraç…, quer dizer, inesquecível com água em games Nintendo que você sobreviveu? Então compartilhe essa trist…, errr, essa experiência conosco! Não deixe de xingar! Ops, de comentar!