Falar sobre Mario não é tarefa fácil. O motivo? Coloque-se no meu lugar: escrever sobre o ícone lendário da Nintendo que já apareceu em cerca de 200 títulos e vendeu mais de 210 milhões de unidades desde o lançamento de sua série. E é claro que não precisamos nos limitar aos videogames, afinal, ele também protagonizou séries animadas, quadrinhos e até mesmo um filme. Suas dezenas de caracterizações fazem dele não somente um encanador, mas também um corredor de kart, esportista nato, e até mesmo médico.
Pois é, contar a história de Mario é uma responsabilidade das grandes.
Começando do começo
O personagem foi criado por Shigeru Miyamoto numa tentativa de alavancar as vendas da Nintendo, e originalmente era para ser baseados nos personagens da série Popeye, o que não ocorreu devido a falta da licença. Sendo assim, ele acabou criando Jumpman, que estreiou nos videogames em 1981 no título arcade Donkey Kong. Nomeado através de sua incrível habilidade especial de pular, a tarefa de Jumpman era simples: resgatar sua namorada Pauline das mãos do terrível gorila que insistia em jogar barris no nosso encanador preferido, que por sinal na época ainda tinha a profissão de carpinteiro.
No ano seguinte, em 1982, o presidente e fundador da Nintendo Norte-Americana, Minoru Arakawa, teve uma grande discussão com Mario Segale, o senhorio do armazém da Nintendo. Depois de se acertarem, os funcionários da Nintendo resolveram renomear Jumpman – que até então seria chamado de Mr. Video – para Mario, devido as grandes semelhanças que os dois tinham e mais importante de tudo, porque ele era visto como vilão.
A justificativa para ele ser visto como vilão foi no título que saiu no mesmo ano, Donkey Kong Jr., o primeiro em que Mario apareceu oficialmente com seu novo nome, e o único até hoje onde ele é o antagonista da história.
Renomeá-lo como Mario não foi uma má ideia, como comenta o próprio Miyamoto ao dizer que se o nome dele fosse realmente Mr. Video, ele teria simplesmente “desaparecido da face da Terra.” Dessa vez sua profissão também foi acertada como encanador, já que o cenário se passava principalmente em fases subterrâneas, justificando o seu novo emprego.
A alavancada do encanador
Em 1983 foi que as coisas melhoraram para o nosso encanador americano de descedência italiana com Mario Bros., o primeiro título de uma incrível série que poucos imaginavam que faria sucesso até hoje. Ela também foi marcada pela adição de Luigi, irmão de Mario que na época era idêntico a ele, com exceção das cores da roupa.
Mas foi para o clássico NES, em 1985, que Mario alavancou no mundo dos videogames com Super Mario Bros., título importantíssimo para sua carreira, pois foi a primeira vez que ele passou a habitar o Reino do Cogumelo e a ter como objetivo salvar a princesa Peach (Toadstool na época), além de derrotar o terrível Bowser. Nesse novo mundo Mario recebeu poderes especiais como crescer ao comer um cogumelo, ou atirar bolas de fogo ao pegar uma flor. Essa época marcou a infância da maioria dos jogadores de videogame daqueles tempos, e não foi por menos que Super Mario Bros. alcançou a marca de título mais vendido de todos os tempos, até ser passado recentemente pelo Wii Sports.
Desde então, Mario passou por Super Mario Bros. 2, continuação que tinha o foco em usar vegetais como arma; Super Mario Bros. 3, aclamadíssimo título onde o protagonista passou a ter novas transformações, como a de guaxinim que permitia o herói a planar, e a de sapo que lhe dava maior habilidade de nado; e Super Mario World, título que ocorre nos eventos seguintes ao de Super Mario Bros 3. e introduz como principal novidade o famoso dinossaurinho Yoshi como ajudante de Mario.
A série 3D
Depois de solidificar seu sucesso, Mario manteve sua estrutura como herói do Reino de Cogumelo, que sempre tinha como missão salvar a princesa Peach das mãos do terrível Bowser. Tal evento contina perdurando até hoje, e seu início na era 3D ocorreu em 1996 com Super Mario 64, título considerado por muitos fãs e críticos como um dos mais revolucionários dos últimos tempos. E não foi a toa, afinal, a aventura 3D do encanador conseguiu manter os principais elementos da série, porém com um visual incrível.
Apesar dos novos gráficos em 3D nosso protagonista pouco mudou visualmente, e a principal novidade de todas certamente foi a voz de Mario, personagem que até então nunca tinha dito nada. Tudo bem, ele continuou falando pouco , e na verdade nunca participou efetivamente do enredo com muitas falas, mas vai dizer que o “It’s-a me, Mario!” de Super Mario 64 não marcou a sua vida?
Em sua saga 3D, Mario continuou adquirindo novas habilidades e equipamentos, seja a máquina FLUDD de Super Mario Sunshine, ou a flor de nuvem no mais recente Super Mario Galaxy 2.
A verdade é que Mario não mudou, ele continua sendo o simpático encanador de poucas palavras, baixa estatura, e um coração enorme que conhecemos na década de 80, e mesmo assim ele continua cativando os nossos paladares gamers até hoje.
O herói mais multi-funcional do universo
Apesar de sua aparência permanecer, Mario é um ícone de mil e uma utilidades. Salvar a princesa Peach das garras do Bowser é só mais uma de suas profissões, já que não podemos esquecer de sua exímia habilidade em dirigir karts (Mario Kart), sua eficiência em encontrar curas para doenças (Dr. Mario), e até mesmo nas pistas de dança (Dance Dance Revolution: Mario Mix).
Isso para não ter que comentar sobre um dos esportistas mais flexíveis do século. Estamos falando de um encanador que sabe jogar tênis, beisebol, futebol, e até participa das Olimpíadas de Inverno com o seu rival Sonic!
Se formos levar em consideração todas as habilidades de Mario presentes também nos mini-games como Mario Party, só podemos concluir uma coisa: esse é o protótipo de homem ideal. Não é a toa que a princesa Peach tem uma quedinha por ele. Tadinho do Luigi.
O legado
Mario não é apenas o mascote da Nintendo, mas também é considerado como principal ícone da indústria dos videogames, tudo graças ao enorme sucesso de seus títulos e uma popularização inimaginável. Desde sua criação, Mario se estabeleceu como um ícone também da cultura pop, aparecendo em centenas de produtos oficiais e não-oficiais, revistas, comerciais, bonequinhos, e até em shampoos.
Sua influência vai mais longe ainda, onde estrelas do esporte como o jogador de hóquei Mario Lemieux, e o jogador de futebol americano Mario Williams, possuem o apelido de Super Mario devido suas grandes jogadas. Mais ainda, existe até mesmo uma rua no subúrbio de Zaragoza na Espanha chamada “Avenida de Super Mario Bros.”
Pare para pensar e você perceberá o quão incrível é a influência de Mario, o quanto é grande sua fama, e como ele conseguiu cativar o coração de milhões de jogadores até hoje. Gerações passam uma após outra e seu sucesso não diminui, não surge um outro ícone capaz de ameaçar sua liderança.
Mario é um símbolo de entretenimento. Onde quer que ele apareça é garantido que as pessoas vão se divertir – e é isso que realmente importa. Essa é a verdadeira missão de Mario: levar diversão e felicidade na casa de todas as pessoas.
E nós sabemos que se depender da Nintendo, ele continuará fazendo isso com sucesso por muitas décadas.
Jogos em que Mario está presente:
O redator se deu ao direito de não escrever essa lista pois seus dedos provavelmente não aguentariam tamanha sobrecarga. Obrigado pela compreensão.