Red Steel nasceu da promessa de demonstrar toda a potencialidade do Wii Remote, tanto que o game foi lançado dias antes do próprio console branco da Nintendo. Desenvolvido pela Ubisoft, mescla shooter e lutas de espadas, mais precisamente com katanas e apresenta ideias que alternam entre bacanas e mal executadas.
First Person Shooter e First Person “Katana”
Logo no menu, já é perceptível o que Red Steel está relacionado: ao oriente. Você pode arrastar ícones com detalhes japoneses pela tela para iniciar uma partida, verificar opções e outras coisas com um cenário de fundo ao estilo nipônico. O game demonstra um aprendizado crescente, tanto que o primeiro tutorial é para ensinar a mover o cursor.
Seu personagem é Scott Monroe, um rapaz misterioso e indescritível, pois como o game é em primeira pessoa, você não o visualiza e ele também não fala. Além disso, é noivo de Miyu Sato, filha de Isao Sato, um homem poderoso e que está envolvido com a máfia, ao qual Scott deve pedir a mão da sua amada. Mas ao chegar ao aposento do pai da garota, um homem invade o local, começa a disparar e é aí que o jogo se inicia de vez.
Você deve usar o Nunchuk e o Wii Remote para jogar e o esquema de controle com a arma funciona bem. O botão B é utilizado para disparar e você pode carregar até duas armas diferentes, alternando-as pelo direcional digital esquerdo. Pressionar o A e mover o Wii Remote adiante ou para trás, aumenta e diminui o zoom da mira. Para abrir portas, é preciso mover o Nunchuk para a frente e chacoalhá-lo para recarregar armas (esse último prejudicado pela troca de armas, pois alternar para uma arma que está no chão, você deve chacoalhar o controle, e durante os momentos de tiroteio é comum querer recarregar a arma e acabar trocando-a sem querer). O botão C é utilizado para pular e o Z para se agachar.
Após uma grande parte do início do jogo utilizando armas, você recebe duas Katanas de Sato. Mova o Remote para usar a katana da mão direita, o Nunchuk para bloquear os ataques adversários e segure o botão C movendo o analógico para esquivar. É funcional, mas o que era para ser o destaque de Red Steel acabada desapontando.
Controle o seu descontrole
Uma reviravolta ocorre, Miyu é sequestrada, Sato falece e Scott vai atrás de sua amada para Los Angeles e Tóquio. Conforme você vai avançando na história, novas armas e golpes de katana são liberados. Uma das habilidades mais interessantes com as armas é o “Modo Concentração”, onde ao dar zoom com a mira da arma duas vezes para frente – ou pressionando A e C -, Scott congela o tempo e ganha alguns segundos para atirar onde quiser. Nesse modo, você pode desarmar os inimigos e deve mover o cursor do Remote sobre eles para se renderem ou mover o Nunchuk para acertar uma “katanada”. Ao encontrar uma granada, você pode segurá-la pressionando o direcional para baixo e fazer um movimento de arremesso para jogá-la. Mas com a katana, a situação é diferente…
É importante que, antes de iniciar uma missão, você vá ao dojo verificar se há novos movimentos com a katana disponíveis. Alguns são simples e respondem bem, mas outros são complicados de fazer, principalmente pela razão de o game não entender os seus movimentos. Um dos golpes exige uma sequência de cinco movimentos e durante as lutas é complicado completá-los, mesmo que você tenha feito os movimentos corretos, o jogo não representa. Chega a ser irritante durante uma luta contra um chefe, você estar quase derrubando o adversário e por causa de um movimento que não foi reconhecido você apanhar e perder. Até porque alguns golpes que os adversários realizam são indefensáveis e você perde vida de um jeito ou de outro.
A vantagem é que há checkpoints em diversos lugares, então você não perderá tanto no avanço quando morrer durante a missão. Você usará os checkpoints diversas vezes, até aprender a sacada para passar determinada parte das fases. Não estranhe alguns bugs do game: um inimigo de pé no céu atirando em você, enroscar em alguma parte do cenário ao tentar pular sobre ela, portas que não se abrem, entre outros. É melhor se acostumar e agradecer pelos diversos checkpoints existentes.
Momentos Red Steel
De vermelho o jogo só tem o título, porque não há sangue em momento algum da partida. Mas apesar dos problemas, há partes de Red Steel que valem o esforço. Veja alguns dos mais legais e estranhos:
- Ducha rápida
No estágio Extreme Wheels, há uma parte em que você deve ativar um lava rápido e ficar sobre ou na traseira do carro, mirando nas laterais para matar os inimigos. O legal é que até debaixo de água e sabão, Scott é um excelente atirador e que é um jeito mais fácil e ecológico de tomar banho e lavar o veículo ao mesmo tempo;
- Urgh! Que fedor!
Burning Trash é uma fase onde acontece a queima de lixo e você tem que enfrentar os adversários lá. O interessante é que, em determinada parte, você deve pular sobre os contêineres que se movem e matar os adversários até que entre pela passagem que leva à destruição do lixo. Depois você deve escapar do local que está prestes a explodir;
- Boooom!!!
Uma das coisas mais divertidas em Red Steel é acabar com tudo ao seu redor. É possível virar mesas, destruir vidros, detonar tendas de peixes, explodir máquinas e principalmente veículos. Carros e caminhões causam explosões imensas, inimigos vão pelos ares e só lembre-se de ficar longe, senão você vai junto…
- Jogos Mortais
Tetsuo’s Games é um desafio pelo qual Scott deve passar e o mais divertido do game. Há uma variedade imensa de “joguinhos” como, por exemplo, descobrir a saída por um corredor totalmente escuro, um labirinto cheio de bonecas e com inimigos vestidos igualmente elas (!?), encontrar a chave da passagem destruindo objetos do cenário, desviar de fogos de artifícios e sobreviver na montanha-russa. É… Red Steel é imprevisível.
- Mirar… Apontar… Fogo!
O Kajima’s Shooting Range é uma porta secreta localizada no bar. É com Kajima que você aprende a usar o Modo Concentração e participa dos minigames ao estilo Buhonero, de Resident Evil 4, para liberar novas armas e ir preparado para as missões.
Golpe de Samurai
A cada fase completada, aparece uma lista com os detalhes do estágio, com o tempo que levou para terminar, a quantidade de pontos de respeito que ganhou (ao poupar a vida dos inimigos ou realizar movimentos durante as batalhas com katanas) e a sua precisão. Para terminar 100% do game, é necessário ter um bom rank em cada detalhe dito anteriormente para receber o rank principal de Samurai. Também há um modo multiplayer para dois jogadores se enfrentarem.
Em geral, o visual do jogo é razoavelmente agradável, as animações desenhadas e com movimentações são interessantes. O áudio mantém o jogador atento durante o tempo todo, principalmente nos momentos de ação quando as músicas asiáticas entram em cena, mas a dublagem é estranha e nunca acompanha as legendas. A jogabilidade, mesmo sendo prejudicada é válida pela experiência, enredo e por utilizar os controles do Wii de todas as maneiras possíveis. Para se divertir com Red Steel, você não pode ser muito exigente e deve ficar calmo para não dar um golpe de Samurai no disco do jogo ao morrer diversas vezes na mesma parte. Apenas busque entender o esquema e o golpe correto para acabar com o inimigo. Ah, e não se esqueça de agradecer pela melhor invenção existente no mundo dos games: os checkpoints.
Red Steel – Nintendo Wii – Nota Final: 6,5
Gráficos: 6,0 | Som: 6,5 | Jogabilidade: 6,0 | Diversão: 6,0