Ok, todos já estamos carecas de saber que a Nintendo anda arregaçando as mangas para nos trazer o seu mais novo portátil, o Nintendo 3DS, de forma espetacular. Mas, desde a época dos rumores mal ditos, das primeiras impressões da E3 2010 até, finalmente, a mais nova conferência japonesa da Nintendo, muita coisa foi revelada. São tantas informações que, vez ou outra, a gente deixa um detalhezinho escapar. Que tal revermos, tim-tim por tim-tim, esse portátil incrível que a Nintendo está há alguns meses de nos proporcionar? O que devemos esperar do Nintendo 3DS…? Talvez um excelente efeito visual 3D sem óculos especiais? Gráficos surpreendentes e um poderio técnico de tirar o fôlego? Realidade aumentada? Conectividades exorbitantes? Bom, vamos nessa!
Um mundo na palma das mãos
Quando a Nintendo anunciou que nos presentearia com um sucessor do DS capaz de reproduzir o efeito visual 3D sem a necessidade de se estar usando óculos polarizados, a reação foi a mesma: mentira! Bom, passou-se o tempo e a BigN mostrou que é capaz de criar profundidade em suas telas a olho nu, na verdade, a tecnologia não é assim tão nova, já faz um tempo desde que inventaram a barreira de parallax. A mecânica permite que uma tela de LCD “engane” o olho humano pra gerar o efeito visual que tem arrebatado o cinema este ano. Mas por que os filmes e novos televisores 3D ainda dependem tanto dos óculos? Bem, a tecnologia 3D do 3DS tem uma pequena falha que impede que ela seja usada em grandes telas: é preciso estar bem posicionado em relação à tela do portátil, o ideal é a um ângulo de 90 graus.
O empecilho impede que nós possamos jogar o 3DS enquanto plantamos bananeira, mas, caso você queira desativar o efeito 3D, lá está a chave ON/OFF da funcionalidade. A chave também permite que se possa adequar a intensidade do 3D, o que é ótimo para quem sofre de dores de cabeça ao usar ser hipnotizado pelo 3D por horas a fio. Mas não há como negar que estamos muito excitados com a idéia de jogar games onde você possa se aprofundar dentro da telinha do portátil. É quase como ter um universo dentro de um aparelhinho, e olhe quem nós nem pudemos conferir o efeito 3D do 3DS com nossos próprios olhos (e, graças a Deus, sem óculos). A tela superior do 3DS, que é mais larga do que a do DS, permite o efeito visual tridimensional, logo, é natural que a câmera do portátil se adeque à tendência 3D. O portátil vem equipado com um câmera interna convencional para garantir algumas funcionalidades como interação melhor entre jogo e jogador, mas, na parte de trás, o 3DS dispõe de 2 câmeras que, unidas, permitem tirar fotos em três dimensões. Ao que parece, é possível escolher que parte da imagem você quer trazer para frente e para trás, aumentar a profundidade… Incrível, não? Pelo que os jornalistas que testaram o 3DS dissera, a resposta é “sim”. O 3DS realmente consegue trazer um efeito tridimensional incrível!
Uma verdadeira máquina
Não bastava ainda envolver o 3DS em um brilhante efeito visual tridimensional, a Nintendo precisava equipar no aparelho até a gengiva com um poder técnico acima do Game Cube. Não vamos exagerar como algumas produtoras fizeram e dizer que se equipara ao PlayStation 3 ou Xbox 360, mas é possível perceber no 3DS efeitos visuais superiores ao PlayStation 2. Nos trailers de alguns jogos, como Metal Gear Solid Snake Eater, deu pra notar que o portátil está realmente um nível acima da geração passada, mais ou menos onde o nosso Wii está. Muitos outros jogos também usufruíram bem da qualidade técnica do 3DS, prometendo gráficos arrasadores mesmo com o efeito 3D ligado máximo (quando o efeito 3D é usado, o 3DS passa a renderizar duas imagens ao mesmo tempo, o que pode apresentar uma queda na taxa de quadros por segundo ou comprometimento nos gráficos, a resolução cai de 800x240 para 400x240). Não bastando isso, mas o 3DS ainda tem um processador muito mais poderoso, é possível constatar pelo uso do botão HOME do aparelho. No DSi, voltar ao menu principal significava parar a jogatina ou qualquer outra coisa que você esteja fazendo no portátil, mas, com o 3DS, voltar o menu principal dá apenas uma pausa no que quer que você esteja jogando.
Navegou pela internet, baixou alguns jogos… Pronto, é só voltar para o seu game e ele estará lá, prontinho para ser continuado de onde parou. Essa função multi- tarefa, segundo a Nintendo, é inviável no DSi, mesmo ele tendo um hardware superior ao DS convencional. E por falar em DS, saiba que seu irmão mais velho, o 3DS, sabe de toda a importância que o caçula tem nessa geração de portáteis, afinal, o DS nos divertiu e continua divertindo. Qualquer cartucho de DS pode ser colocado num 3DS e jogado normalmente, afinal, a tela inferior continua sendo sensível ao toque, ou, como a Nintendo está chamando agora, Touch Panel. Detalhe fica para a stylus retrátil do 3DS, que parece muito mais bem feita do que as da família DS. A Nintendo ainda discute a possibilidade de se conectar o 3DS a uma televisão 3D para jogar os games de telinha numa telona, mas com preço dos televisores com o efeito 3D, é melhor deixar para a próxima! Mesmo que não seja a melhor idéia usar o 3DS numa televisão, o portátil não precisa disso para reproduzir filmes. Algumas empresas já assinaram para trazer filmes 3D ao 3DS, imagine como seria bom assistir a Avatar e outras obras cinematográficas tridimensionais na telinha do portátil…
Novas maneiras de se jogar
Lembra-se de como foi horrível jogar Super Mario 64 DS? Eu não sei quanto a vocês, mas procurar as estrelas no castelo da Peach foi péssimo usando o DS. Como é que se pode transplantar um jogo que revolucionou a jogabilidade e perspectiva tridimensional (não confunda com efeito visual 3D) justamente por usar uma alavanca analógica em um portátil com apenas um direcional em cruz? O jogo não é ruim, mas serve mais como amostra do poder gráfico do DS. No entanto, o 3DS não permite apenas games com jogabilidade em planos tridimensionais, mas também proporciona a profundidade através de seu efeito visual 3D. Seria doloroso para os dedos se jogássemos no 3DS com apenaso direcional convencional, mas o aparelho coloca o direcional em cruz um pouco a baixo para dar lugar ao Slide Pad. Trata-se de um disco que pode ser empurrado pelo polegar em todas as direções de forma confortável, segundo os sortudos jornalistas que o testaram. O Slice Pad parece encaixar-se perfeitamente ao dedão, não é a toa que a BigN e diversas outras empresas terceirizadas nos apresentaram games com jogabilidade tridimensional que parecem fluir com suavidade no 3DS, sem precisar esfolar os dedos no direcional digital (que, no 3DS, deve servir mais como o botão C do Nintendo 64) ou usar a touchscreen para simular controles analógicos.
Desde o anúncio da E3, o analógico do 3DS mudou um pouco, primeiro era da cor do próprio modelo de 3DS, mas agora é cinza e tem uma superfície de deslizamento maior. Além do Slide Pad, tudo é bem semelhante ao DS, os botões de ação continuam sendo A,B,X e Y, com os laterais L e R, além, é claro, do direcional em cruz e dos comandos HOME, Star e Select que não podiam ficar de fora. Também foi confirmado um contador de passos embutido, o que pode ser usado por vários jogos mais casuais do aparelho e dispensa periféricos usados no DS como o de Pokémon Hertgold & Soulsilver e Walking With Me. É até possível que o 3DS use acessórios através de conexão sem fio de forma muito mais confortável do que usando o Slot-2 (que não existe no DSi e DSi XL, apenas no DS convencional e DS Lite). No entanto, a Nintendo quer ainda mais interação do jogador com o game. Além da Touch Panel, do microfone e das câmeras. O novo portátil parece ter um Wiimote dentro, pois tem giroscópios e acelerômetros embutidos. É claro que eles não poderão ser usados ao máximo, pois é preciso estar bem posicionado em relação à tela para o efeito 3D funcionar bem, caso contrário, você verá apenas duas imagens planas e não uma só tridimensional. É quase como ter um Wii portátil nas mãos, não? Um Wii com uma tela sensível ao toque e uma outra capaz de reproduzir o efeito 3D, diga-se de passagem.
Você e seu portátil
A Nintendo ainda implementou outras artimanhas para que o jogador possa interagir com o 3DS de uma forma agradável. Para começar, há um Mii Studio bem semelhante ao do Wii, fazendo com que suas caricaturas estejam no seu bolso e não no Mii Channel empoeirado do seu Wii só esperando por mais uma partida de Wii Sports. Para demonstrar a supremacia da câmera do 3DS, o portátil 3D consegue gerar Miis automaticamente ao tirar foto do seu rosto. No trailer do aparelho, foi tirada a foto de um idoso e… Tcha-ram! Um Mii igualzinho foi digitalizado na tela do 3DS, restou apenas adicionar manualmente uma barba de vovô. São muitas as coisas que a Nintendo e outras empresas podem tirar dos Miis, já imaginou acordar sob o despertador do 3DS e ver o Mii de sua professor chata te acordando? Ou então ligar o 3DS e receber seus Miis brincando e bagunçando no menu principal do aparelho? Ou então sair para caminhar com seu animalzinho em Nintendogs+Cats tendo como dono do bicho o seu próprio Mii? São muitas as idéias, mas vamos ao que há de concreto, como, por exemplo, um espaço virtual em que os Miis de vários jogadores poderão conversar entre si e viajarem de um aparelho para o outro sem que o jogador precise abrir o seu 3DS, é tudo por conexão sem fio automática. O 3DS ainda consegue comunicar-se com o mundo exterior por meio da realidade aumentada. Sabe aqueles símbolos branco e preto que às vezes vemos em revistas dizendo para usar a webcam do computador neles? Bem, o 3DS consegue ler esses sinais, mas não pense que ele simplesmente te levará a um site como acontece com os símbolos da realidade aumentada de hoje em dia.
O 3DS é um video-game, logo, usará o recurso para seus jogos. Que tal usar a câmera do aparelho num símbolo de uma cartãozinho e ver um monstro gigante brotar da mesa e tentar saltar para fora da tela em sua direção? Dessa vez não é pura especulação, isso realmente foi mostrado nos vídeos do 3DS! Mas, imaginando um pouco, não seria ótimo usar isso para transformar seu mundo num cenário do novo Resident Evil? Que daria medo, daria. Ou então transformar seu Mii em um símbolo de realidade aumentada e colocar o símbolo em perfis de redes sociais para que outros usuários vejam seu Mii com seus próprios 3DS.
Conectividade sem limites
Finalmente, depois de criticar sem dó os “aplicativos de celular” que saem aos montes para o DSiWare e reclamar da má qualidade da jogatina online do Wii e DS (salvo por algumas grandes pérolas como Monster Hunter Tri e Mario Kart DS), a Nintendo finalmente ouviu as nossas preces. A BigN promete um sistema online funcional e prático, sem muitas complicações, mas com toda a complexidade capaz de transformar a jogatina via Wi-Fi Connection em algo viciante e sem lentidão na conexão. Essa funcionalidade com certeza será usada pelas lutas ferozes de Super Street Fighter IV 3D Edition (que não quer nem saber se seu nome cabe na box do jogo) e Dead or Alive: Dimensions (inclusive já foi confirmado que os seios das lutadoras pularão para fora da tela). Esperamos por um sistema de troféus como o do PlayStation 3 e Xbox 360 e, quem sabe, um espaço de games online semelhante ao Game Center do iPod Touch/iPhone. Usando os Miis para representar os jogadores, é bem possível que isso pinte mesmo no 3DS. Além do claro esforço por uma jogatina online frenética, a Nintendo apostou também no Tag Mode. A funcionalidade faz com que jogadores possam passar informações um para o outro e até disputar partidas automáticas quando dois 3DS se aproximam, nós já vimos isso em Dragon Quest IX para o DS, mas tal função será elevado ao máximo no novo portátil. É claro que ainda existe a tradicional jogatina local, que funcionou perfeitamente no DS e eliminou de vez os cabos que conectavam um Game Boy no outro. Também foi confirmado um Virtual Console no 3DS, mas o sistema aproxima-se mais de um “Virtual Portátil”, pois disponibilizará games de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance sob a ótica 3D.
Mesmo que os games sejam bidimensionais, o efeito 3D ajudará a separar as várias camadas de jogo, como o cenário e os personagens, em planos diferentes. Quem sabe a Nintendo também não usufrui de portáteis concorrentes antigos como o Wanderswan, NEO GEO Pocket e SEGA Game Gear de forma semelhante ao que o Wii fez com o SEGA Master System e Genesis, o NEO GEO, Turbo Graphx 16, MSX e Arcade? Além da loja de velhas iguarias, também foi “confirmado” um 3DSWare para o 3DS, pelo menos é o que a nova patente da Nintendo revela. Será também possível migrar os jogos baixados entre outros 3DS e, de quebra, transportar tudo o que você já baixou do DSiWare para um 3DS. E como a Nintendo estará presenteando quem comprar um 3DS com um cartão SD de 2GB para ser usado no aparelho, já é de se prever muito conteúdo digital a ser baixado. Preparado para conectar-se ao mundo de forma agradável e funcional, reviver os clássicos do passado em três dimensões e acessar todo o conteúdo digital do 3DS (nós esperamos que não seja tão simples como o do DSi)? E, depois de fazer tudo isso, você deita-se para mais uma noite de sono e deixa seu 3DS no carregador (que agora é uma plataforma), mas seu 3DS não para nem pra dormir! O tempo todo ele estará procurando informações e atualizações do sistema via conexão Wi-Fi (e nós esperamos a possibilidade de conexão 3G também), o que promete extinguir a pirataria no portátil.
Games, games e mais games!
Ok, o 3DS carrega consigo o efeito 3D sem óculos, tem mecânicas que garantem uma jogabilidade suave, conectividade online, Miis e realidade aumentada… Mas de que adiantam todos esses recursos sem os nosso adorados, aclamados e esperados games? Nesse quesito, o 3DS tira de letra. A lista de jogos confirmados e em últimas fases de desenvolvimento não só é grotesca como também apresenta títulos que prometem usufruir de tudo o que o portátil traz! Normalmente, a BigN carrega nas costas os jogos de lançamento, sendo a responsável pelos jogos mais aguardados de lançamento, mas, por incrível que se pareça, empresas terceirizadas estão de olho no posto da Nintendo de melhor desenvolvedora de suas plataformas. O número de third-partys desenvolvendo para o 3DS impressiona tanto quanto os títulos nas quais estão trabalhando. Talvez os remakes de Ocarina of Time, Pilotwings e Star Fox 64 em 3D já sejam motivo o suficiente para se adquirir um 3DS, mas não é só isso. Paper Mario dessa vez usufrui de mecânicas envolvendo adesivos para quebrar um paradigma dos RPGs do bigodudo: série Paper Mario para console de mesa e franquia Mario & Luigi para os portáteis. Não podemos esquecer da volta mirabolante de Pit em Kid Icarus Uprising, seu primeiro trailer, onde o anjo pede desculpas pela demora, mostra todo o potencial do 3DS em modelos tridimensionais parecidíssimos com os de Super Smash Bros. Brawl.
O curioso simulador de submarino Steel Driver seria lançado junto ao DS, mas foi escalado agora para o 3DS e, ao que parece, foi uma ótima escolha. Nintendogs+cats tem gráficos refinados e interação do dono com o animal pela câmera, mas o destaque fica para o resultado do amor de Myamoto por felinos: há gatinhos no jogo também. Além, é claro, de Animal Crossing e Mario Kart, que recebem suas novas versões em três dimensões. Seu bolso já está pedindo chega? Então saiba que ainda há muitas surpresas das empresas terceirizadas. A rainha dos RPGs, Square-Enix, já confirmou Choco Racing e as franquias Final Fantasy e Dragon Quest no 3DS, além, é claro, da mistura de Disney com FF que originou Kingdom Hearts. Metal Gear Solid Snake Eater, Super Street Fighter IV 3D Edition, Samurai Warriors 3D, Professor Layton and the Mask of Miracles , Ace Combat, Dead or Alive: Dimensions, Ninja Gaiden, Harvest Moon, DJ Hero 3D, Megaman Legends 3… Pense numa série famosa e você já tem quase certeza de que ela terá algum jogo para o 3DS. Mas não pense que as produtoras estão de olho apenas no sucesso do 3DS para ganhar uma graninha fácil. É claro que há aquelas tranqueiras malfeitas, mas a maioria do que foi mostrado expressa todo o esforço e suor posto no desenvolvimento de cada título.
2011, o ano do 3DS
Sabemos que você está louco de ansiedade para pôr as mãos nessa divindade em forma de video-game portátil, mas não vá achando que o bendito aparelho estará a venda nesse Natal. Você pode estar achando que a Nintendo é besta por não pôr seu 3DS nas lojas nesse Natal e suprir a sede de todos os gamers do planeta, mas a empresa não idiota. É óbvio que lançar o portátil no fim do ano seria um estrondo de vendas, no entanto, é exatamente por isso que a BigN optou por adiar um pouco o lançamento: para não dar problema no estoque. Se a linha de produção e montagem começar a fabricar em massa o 3DS, provavelmente não seria possível produzir um número suficiente para atender à nossa fome no Natal, logo, a Nintendo marcou o dia 26 de Fevereiro de 2011 como o dia que o mundo parará, ou pelo menos o Japão. Por 25 mil ienes, os nipônicos comprarão lotes inteiros de 3DS daqui há alguns meses. Nós vamos ter de esperar umas semanas a mais, pois o 3DS só nos agraciará com todas as suas qualidades em Março de 2011. Se convertermos o preço japonês em ienes para dólares, a coisa fica em torno de U$300,00.
Mas não se engane, nem sempre a conversão é assim direta, afinal, lançar um portátil no Japão e nos EUA são duas situações completamente diferentes. Quem sabe a Nintendo não nos dá um descontinho, por que aqui no Brasil ele não desembarcará por menos de R$1000,00. E olha que nem tudo foi anunciado ainda, pois, mesmo que a Nintendo anuncie e revele detalhes do seu 3DS, tem sempre aquelas surpresas que é melhore ficar para o lançamento mesmo e rumores que não querem calar. Há evidências de que o portátil 3D tenha botões luminosos, sabia? Uma imagem mostrando tal funcionalidade está rodando pela internet e não parece ser um mero rumor. Também existe um boato de que 3DS tem tela multi-toque, logo, seria possível tocar em mais de um lugar ao mesmo tempo da tela inferior. E ai? Está ansioso, nervoso, elétrico, esperançoso ou o que? Não sabe? Nós também não fazemos idéia do que estamos sentindo, mas, como todo amante de Nintendo que se preze, esperamos que isso tudo se transforme em alegria quando desempacotarmos a caixa do nosso querido Nintendo 3DS!