Ele é um encanador que nunca trabalha como um, gosta de andar em dinossauros verdes, comer cogumelos e pular em tartarugas. Estranho? Pode parecer, mas Mario é a prova do que um personagem que marca gerações representa, e mais uma vez a Nintendo demonstra que viajar para o espaço pode ser mais incrível do que a primeira viagem.
Um é pouco, dois é magnífico!
Antes de começar a falar de Galaxy 2 é preciso voltar um pouco ao passado. Quando o game foi demonstrado na E3 de 2009, muita gente se surpreendeu, pois era algo inesperado. No início, muitos diziam que o game seria mais do mesmo, uma expansão ou até um "caça-níquel" para sugar dinheiro dos fãs, porém é importante lembrar que a Big N não lança um game de plataforma do bigodudo com o número 2 no título desde Super Mario World 2: Yoshi's Island, para o Super Nintendo. O único anterior a este é o Mario Bros 2 para o NES e desde que Mario entrou no mundo de três dimensões não houve uma sequência direta para os seus games. Shigeru Miyamoto afirmou que é importante ressaltar que o segundo Galaxy é apenas o quarto game do Mario em três dimensões nos últimos 14 anos.
Os fãs ficaram eufóricos com a notícia, a ponto de quase esquecerem que New Super Mario Bros. Wii estava a caminho, mas a Big N conseguiu segurar o jogo espacial até 2010 para não ocultar o irmão. Em contrapartida, chegou até ser especulado que o game seria o mesmo que Majora's Mask foi para Ocarina of Time no N64, uma sequência com cara de ontem e apenas com algumas modificações (vale lembrar que Majora foi um belíssimo jogo). Mas quando se fala em Mario e Nintendo, estamos falando dos dois maiores ícones do mundo dos games, então não podia dar em outra: Super Mario Galaxy 2 é um dos melhores jogos do mundo (ou seria da galáxia?).
Para ler esta análise e entrar no clima, curta uma das várias músicas do game:
Hora de ir para o espaço, mais uma vez!
O início do game era algo esperado. Miyamoto tinha afirmado que ele não apostaria na história e sim nas ideias, já que segundo ele, Galaxy 2 é 95% original e os outros 5% são reciclados, e que todas as ideias que ficaram de fora do primeiro Galaxy estão presentes. Então, Mario é convidado por Peach para ir ao castelo comemorar o Festival de Estrelas, uma época em que chove Star Bits e o jogador aprende os comandos controlando o bigodudo lateralmente como se fosse em 2D. Durante o caminho ele encontra uma Luma, que logo aceita o bigode como amigo e toda a história vai se desenrolando semelhantemente a um livro. E claro, como de costume Bowser aparece para capturar a princesa, só que desta vez ele está gigante.
O vilão debocha do encanador e afirma que vai criar o Império Galáctico no centro do universo - novamente. Após isso, Mario é lançado para o espaço e conhece Lubba, uma Luma gigante que é mecânica, e precisa encontrar as Power Stars para avançar e ajudar o herói. E é a partir daí que se inicia a jornada.
As galáxias são acessadas através de um menu linear e não mais exploratório como era o Planetário no primeiro Galaxy, portanto basta você controlar a nave e selecionar com o cursor a fase. A primeira galáxia possui algumas semelhanças com o primeiro Galaxy. Por exemplo, você deve chegar até o final da galáxia, aprendendo os comandos e enfrentar Peewee Piranha, um chefe parecido com o do primeiro game. Quem jogou o Galaxy original vai perceber que há muito mais ajuda e explicação do que antes, pois a Nintendo tentou fazer um game mais casual ainda, mas isso não quer dizer que a dificuldade foi minimizada. Muito pelo contrário, o game está mais desafiador do que o primeiro, mesmo mantendo a jogabilidade. Um exemplo é a Flip Swap Galaxy, onde o jogador alterna entre as plataformas vermelhas e azuis chacoalhando o controle. Pode parecer fácil ao primeiro olhar, mas lembra quando o chacoalhão te salvou de cair naquele buraco? Pois é, aqui essa ajuda pode ser mortal, já que um pulo mal calculado irá fazer você mexer o Wii Remote para te salvar e a plataforma em que você deveria cair vai sumir. Se isso não é argumento o suficiente, quem sabe então pegar 100 moedas roxas em três minutos nessa galáxia?
Com a moeda cometa (ao fundo), você libera desafios extras. |
Outro detalhe de casualidade do game está nos tutoriais espalhados pelas galáxias. Eles podem ser assistidos ou se o jogador explorar demais a galáxia e demorar certo tempo sem fazer o necessário para avançar, o tutorial aparece do nada. É triste para quem já conhece o esquema do jogo, pois tudo o que você tiver feito será resetado. Ou se por acaso o jogador morrer diversas vezes na mesma galáxia, uma versão cósmica de Rosalina irá aparecer para que o jogador possa ver como é que se chega ao final do desafio, mas a estrela será de bronze, sendo necessário fazer o objetivo para receber a dourada.
Os efeitos de gravidade estão melhorados e mais incríveis do que o primeiro. Na galáxia Upside Dizzy que é um 2D em 3D, a gravidade alterna entre cima e baixo, fazendo o jogador ter dois caminhos diferentes para seguir, entre o chão e o teto. Genial! E por falar em 2D, Galaxy 2 tem mais partes em side scrolling do que o primeiro game e em muitas delas o jogador deve utilizar os power-ups, podendo brincar com a gravidade.
Mario, o transformer-alucinógeno
O bigode não pode salvar o universo com apenas sua vontade e seu peso. Então nada mais justo do que se alimentar de coisas estranhas que ele encontra pelas galáxias para matar a fome e salvar a princesa:
- Bee Mushroom
- Boo Mushroom
- Spring Mushroom
- Rock Mushroom
- Fire Flower
- Cloud Flower
- Rainbow Star
Acho que te vi em algum lugar...
Mario tem o auxílio de todo tipo: estrela, dinossauro, piantas... Isso prova que o bigodudo é carismático até no espaço:
- Luma
- Fluzzard Bird
- Yoshi
- Piantas
- Spin Drill
- Throwback Galaxy
Mini-games = Big diversão
O espaço é um lugar abandonado, silencioso e cabuloso. Não em Super Mario Galaxy 2, um lugar cheio de cor, vida, inimigos pra jogar no buraco-negro e mini-games pra se divertir. Confira abaixo os principais:
- Roll Star
- The Chimp
- Teleporter
- Green Pipe
Sinfonia Galáctica
A Nintendo caprichou novamente no áudio em Super Mario Galaxy 2. É impossível não se encantar com cada música do game, seja ela retrô ou inédita. O trabalho se deve aos mestres Koji Kondo, Mahito Yokota e Ryo Nagamatsu, e o destaque vai novamente para a composição da batalha final contra Bowser... É maravilhosa! Há músicas retrabalhadas do Super Nintendo (Hunty Halls Galaxy), Nintendo 64 (Throwback Galaxy), Game Cube, e as orquestradas fazem o game ser mais galáctico do que já é. Você pode largar o controle para ouvir o aúdio que não vai se arrepender.
No centro do universo
Após coletar as estrelas e enfrentar Bowser, é habilitado um mundo extra, onde dificuldade é palavra-chave. Após pegar todas, é preciso procurar pelas Green Stars, que são estrelas espalhadas pelos cenários, colocadas em lugares estratégicos que exigem muito do jogador - algumas nem tanto, pois estarão logo na cara. Você terá 242 motivos pra se divertir e se surpreender.
Galaxy 2 é um game para ser degustado, aproveitado e não apenas jogado. As qualidades estão em todos os lugares, desde o menu até cada detalhe das fases, é uma obra colorida, brilhante e vibrante, mesmo apresentando algumas ideias e jogabilidade semelhante ao antecessor, muito do potencial está no fator surpresa em cada vez que entrar em uma galáxia, demonstrando toda a dedicação que teve o estúdio EAD Tokyo. A diversão está tanto para quem joga, ouve, assiste ou faz as três coisas ao mesmo tempo. Galaxy não é infinito como o universo, mas será lembrado por tempos, por ser único e pela Nintendo estar milhares de anos-luz à frente de todos. Será que pode tirar a vírgula da nota final? Será que alguém vai perceber? Hmmm... talvez não, pois o game é 100 mesmo, "100 igual" e "100sacional"!
Super Mario Galaxy 2 - Nintendo Wii - Nota Final: 10,0Gráficos; 10,0 | Som: 10,0 | Jogabilidade: 10,0 | Diversão: 10,0