Esta semana (13/09/2010) Super Mario completou 25 anos de existência. Nesta trajetória de grandes sucessos, trouxe muita diversão aos jogadores da Nintendo. Mesmo com tantas alegrias, alguns projetos de games, como o Super Mario 64 2, entraram pelo cano. O jogo foi anunciado em 1997 ao Nintendo 64DD, cujo periférico foi um fracasso de vendas. É por este motivo que ele se encontra no nosso Fail do Nintendo Blast.
Super Mario 64 2 seria a sequência do game de sucesso Super Mario 64. Anunciado em 1997 e planejado para uma versão final em 1999, estava sendo desenvolvido para a plataforma Nintendo 64DD. Devido as falhas e falta de progresso do 64DD, o projeto foi cancelado pela Nintendo. Suspeita-se que as novidades prometidas nesta nova versão podem ser percebidas em outros jogos: Super Mario 64 DS, Super Mario Sunshine e até mesmo Super Mario Galaxy 2. Dentre as inovações que o game prometia, algumas delas foram o multiplayer com o Luigi (devido a primeiro demo jogável apresentada), além da declaração de Miyamoto que dizia lançar o game em um sistema de jogo totalmente novo. Mas pouco se ouviu falar disto, bem como sobre o game em si.
Infelizmente, Super Mario 64 2 não passou apenas de uma demonstração de um nível do jogo. Foram poucos fatos e muitas especulações que consegui achar sobre este game. Considerando a época obscura da Nintendo, que se agravou com o Gamecube, vejo que essa experiência eles souberam aproveitar para os novos jogos da franquia. Afinal se Super Mario Galaxy 2 aplica muitos dos conceitos deste game cancelado, podemos dizer que os fracassos também podem nos ensinar na indústria de games.