Desde que estreou no Super Nintendo, Mario Kart introduziu uma ideia que até hoje é consagrada, uma mistura de corrida com itens variados. Todas as versões anteriores ao console de mesa da atual geração da Nintendo sempre buscou criar uma varieadade nas pista, itens e personagens. A versão para o Wii busca trazer a maior mudança na série: a jogabilidade.
3, 2 (acelera!), 1...
É quase inacreditável dizer que a série Mario Kart continua praticamente com sua identidade mantida, mesmo após quase 20 anos. No Wii, todos os elementos que consagraram a série estão presentes: os itens que todos os jogadores amam (e odeiam), os personagens (que não são poucos), as pistas inéditas e clássicas, o Battle Mode, o Trial Mode e até o estreante modo online. Também há atributos como velocidade, peso, drift, potência do turbo e entre outros que variam para cada veículo, além de incríveis doze corredores, mas quem rouba a cena mesmo é o controle.
Faça do controle o seu volante
O volante Wii Wheel que vem junto com o game, e que deve ser encaixado no Wii Remote, já demonstra o que jogador deve fazer no game: girar o controle como se estive realmente dirigindo um kart. Os níveis de dificuldade que também estavam na versão Double Dash do Game Cube estão aqui: 50cc, 100cc, 150cc e o modo espelhado. O ideal é começar jogando pelo 50cc para aprender as manhas com o controle. O botão 2 é para acelerar, o 1 é o freio, o botão B é para segurar o item e o direcional para cima ou para baixo faz o jogador escolher em que direção quer arremesar o poder: para frente ou para trás, respectivamente. Também há dois modos de controle: automático e manual. A principal diferença é que no manual o jogador deve realizar drifts (derrapagens) para fazer as curvas, ganhando assim um turbo extra após o término, que varia conforme o tempo do drift, que para realizá-lo o jogador deve, na hora da curva, pressionar o botão B e começar a girar o controle na direção oposta. Já no modo automático, o jogador ganha estabilidade nas curvas, mas não é possível realizar as derrapagens. O jogo também permite o uso do controle de Game Cube, do Classic Controller e da configuração Nunchuk + Wii Remote. É claro que todas são eficientes, mas o charme do game está no uso do Wii Remote.
No modo 100cc, a estreia são das motocas. É um pouco estranho usar o volante com uma motoca e o indicado é usar só o Wii Remote. A vantagem em relação aos karts é que se o jogador der uma puxada no Wii Remote em direção ao seu corpo, a moto irá empinar e ganhará mais velocidade por alguns segundos. Em troca disso, há uma instabilidade na hora de voltar a moto, além de nas curvas as motos derraparem um pouco mais. O modo 150cc é o Mario Kart que todos conhecem: rápido, desafiador e divertido.
Como todo Mario Kart, é preciso um pouco de habilidade para ganhar as corridas, e além disso sorte. E haja sorte! É comum estar na última volta em primeiro colocado e receber dois cascos azuis seguidos e ver a liderança ir para o ralo. Sem contar que o sistema do jogo impede que o líder da corrida ganhe turbos, pois no máximo receberá cascos e bananas. Para torná-lo ainda mais competitivo, os últimos colocados sempre ganham itens como Bullet Bill e Golden Mushroom, fazendo a diversão virar frustação e irritação.
Hora de ir à guer... corrida!
O número de itens é grande no game, então saiba o que cada um faz para te deixar feliz e nervoso:
- Mushroom
- Triple Mushroom
- Banana
- Triple Banana
- Green Shell
- Triple Green Shell
- Red Shell
- Triple Red Shell
- Fake Item Box
- Blooper
- Star
- Spiny Shell
- Bob-Omb
- Golden Mushroom
- Mega Mushroom
- Pow Block
- Thundercloud
- Lightning
- Bullet Bill
Na linha de chegada
Em relação à versão Double Dash do Game Cube, o game não mudou quase nada visualmente, a não ser pelo acréscimo de brilho, movimentação e manobras dos personagens (quando pular uma rampa chacoalhe o Wii Remote para realizar um mortal e ganhar um turbo quando chegar ao chão), o que não quer dizer que seja ruim, mas o Wii pode fazer muito mais. O áudio do game é o mesmo de sempre: bom, agradável mas nada de muito surpreende e ganhando destaque para o auto-falante do Wii Remote que emite sons de cascos se aproximando, batidas em paredes e adversários e um efeito cada vez que o jogador realiza uma manobra. O destaque mesmo fica pelo modo online, com suporte para até doze jogadores, pela introdução das motos, mas principalmente pela diversão e pela jogabilidade, que tornou o game mais imersivo, apenas evite virar o volante demais, pois o seu kart pode ir na direção contrária. Como de costume, é um game obrigatório para qualquer nintendista.
Rainbow Road, a pista onde você vai cair no mínimo 17 vezes na primeira vez. |
Quando Lakitu te resgatar do buraco, acelere na hora que o Kart tocar no chão. |
Mario Kart Wii - Nintendo Wii - Nota: 9,0Gráficos: 8,0 | Som: 8,0 | Jogabilidade: 9,5 | Diversão: 9,5