DS

Prévia: Pokémon Black & White (DS)

em 16/05/2010

(por Gustavo Assumpção em 16/05/2010, via Nintendo Blast)

trainersEu sei que assim como eu, você também não deve ter entendido o anúncio de Pokémon Black & White para o Nintendo DS. Essa decisão é ainda mais inexplicável se lembrarmos que a Nintendo vai apresentar seu novo portátil, o Nintendo 3DS, na E3, em junho.

Anunciar um game de peso tão grande para um console meio antigo e em fim de carreira foi algo extremamente inesperado. Mas algumas considerações atenuam essa escolha. A principal delas é que o 3DS será um console retro compatível. Com isso, jogadores que adquirirem o Nintendo 3DS também poderão jogar B&W sem problema algum. Além do mais há a possibilidade de que o game tenha uma versão com suporte ao 3D exclusiva para o novo portátil (isso não passa de especulação, mas convenhamos que seria uma jogada de mestre).

Quanta diferença!

black-white-screenshot-8Pois bem, se o anúncio foi inesperado, mas mais inesperado ainda são as mudanças que a Game Freak pretente para essa versão. De forma resumida, acho que é possível finalmente afirmar que teremos uma evolução real na série (o que deveria ter acontecido antes, com Pearl & Diamond).

As principais mudanças parecem ser técnicas e estruturais. Na parte técnica, cidades e rotas ganharam mais vida e movimentação. Agora o game não é mais visto de uma só perspectiva e sim de várias diferentes, dando um ar completamente inédito a uma fórmula meio exaustiva até então. Aparentemente há uma quantidade maior de NPCs para se interagir e eles parecem mais inseridos dentro da black-white-screenshot-15proposta do título. O “up” no visual é algo que já poderia ter sido feito antes – e que infelizmente agora já parece obsoleto.

Essa mudança de visual também se estendme até as batalhas, que ganharam várias novidades. Além dos Pokémons se movimentarem o tempo todo, eles possuem uma animação muito mais fluente e podem ser vistos inteiramente no campo de batalha – uma mudança muito bem vinda, sem dúvidas, mas ainda sim insuficiente. Queremos batalhas totalmente em 3D!

É um novo mundo de aventuras!

Na última edição da revista Coro Coro, várias informações acabaram sendo divulgados. A mais importante delas dá conta do nome do novo continente onde a jornada vai se passar. Trata-se da região de Isshu (イッシュ), que segundo a publicacão, fica situado bem distante das localidades dos games anteriores. Talvez isso explique o fato das cidades possuírem muito mais vida e serem muito mais desenvolvidas.

A cidade central do continente é Hiun (algo como "má sorte" ou "desgraça"). Os personagens dessa vez são mais velhos, parecendo ser adolescentes – e não mais os pirralhos dos games anteriores. Por isso, espere por atividades mais arriscadas e perigosas – embora Pokémon nunca tenha tido medo de colocar uma criança em situações de risco.

A publicação ainda revelou o nome e detalhes dos três Pokémons iniciais:

  • tsutaajaTsutaaja (ツタージャ) é Pokemon cobra de grama (Grass), sua Ability é Overgrow, possui 0,6 m (2 pés) de altura e pesa 8,1 kg (17,9 lbs). "Tsuta" significa "hera" e “ja” é uma maneira de dizer a palavra" cobra ".

 

  • pokabuPokabu (ポ カブ) é um Pokemon porco de fogo, sua Ability é Blaze, possui 0,6 m (2 pés) de altura, e pesa 9,9 kg (21,9 lbs). O nome deriva de "pokapoka", que significa "quente" em japonês, e "bu", o som que um porco faz na cultura japonesa (aqui é "oink").
mijumaru

 

  • Mijumaru (ミジュマル) é Pokemon lontra do mar, sua Ability é Torrent, mede 0,5 m (1,6 pés) de altura, e pesa 5,9 kg (13 lbs). "Mijuku" significa "imaturo", e maru "significa" círculo "ou" bola ".

A Coro Coro ainda revelou detalhes sobre Zorua e Zoroak, os Pokémons lendários protagonistas dessa versão. Ambos possuem a Ability Illusion (イリュージョン), que permite que o monstrinho adquira a aparência de outro Pokémon. O Pokémon Zoroak poderá ser capturado através de uma promoção que dará bilhetes especiais para quem foi assistir o novo filme Pokémon nos cinemas – uma estratégia interessante da Nintendo, tanto para o filme como para o game.

Não custa apostar…

black-white-screenshot-18Ainda falta muita coisa para ser anunciada a respeito de Black & White. Tanto que sentimos no direito de especular um pouco sobre o que queremos ver nessa versão. Acho que a principal mudança que poderia ocorrer – eé bem provável que realmente ocorra – é uma simplificação do processo de treinamento dos monstrinhos. Se você é um super treinador, talvez já tenha dominado o sistema de Natures e Efforts. Mas para o jogador comum, esse processo causa um afastamento natural, já que a complexidade torna o game muito mais matemático do que estratégico.

Outra mudança que seria bem vinda é a inserção de novos sons para os monstrinhos. Chega de grunhidos bobos sem sentido: chegou a hora da série utilizar vozes. Outra novidade que poderia ser implementada vem de TCG: a presença dos Pokémons Light e Dark. No Trading Card Game, as versões Light possuem mais HP e a possibilidade de aprenderem mais ataques de recuperação. Já as versões Dark tem menos HP e ataques black-white-screenshot-9mais fortes. As chances de isso acontecer são  próximas de zero – mas não custa seguir torcendo.

As possibilidades são muitas e é bem provável que muita coisa diferente comece a aparecer e ser anunciada aos poucos. Estamos torcendo pra que mais elementos sejam alterados – e aposto que você também. Vale lembrar que o lançamento de Pokémon Black & White vai acontecer ainda esse ano no Japão.

Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).