Essas são as reações iniciais de qualquer um que em sã consciência entre em contato com esse jogo pela primeira vez.
Lançado no Japão em março de 2009 e só agora em 18 de janeiro na América, Muscle March, para WiiWare, proporciona uma diversão curta, enjoativa e absolutamente estranha.
Imagine a seguinte situação: Um grupo de fisiculturistas de várias nacionalidades mais um urso polar (sim, um urso polar), estão todos malhando, numa boa. Eis que, subitamente, um excêntrico ladrão rouba o pote de suplemento de proteína do pessoal e sai correndo, transpassando paredes, enquanto os marombeiros, todos trajando sungas, saem correndo atrás do ladrãozinho, enfileirados e atravessando as paredes. Para alcançá-lo, os musculosos têm de fazer as poses que o ladrão marcou na parede quando a transpassou. Sabe aquelas poses de “olha meu bíceps”? Essas mesmas! Se fizer a pose errada, você não se encaixa no formato do buraco, quebrando mais ainda a parede/muro/asteróide e perdendo um coraçãozinho de vida.
Na verdade, o jogo tem Continues infinitos, o que é necessário em algo cujo propósito é apenas uma diversão leve e rápida.
E leve e rápido define bem Muscle March. Se você pega o jeito do jogo, em 30 minutos já fez tudo e está enjoado. O que mantém a vontade de jogar de novo é o fato de ser engraçado. E só.
O que complica para alguns é a parte de “pegar o jeito”, já que os comandos parecem ser simples, mas podem lhe confundir a princípio. Porque, quem vê as poses dos fisiculturistas, pensa em imitá-los, erguendo de fato um braço e descendo o outro, mostrando os seus oleosos e tonificados músculos de gamer para a TV, enquanto basta apenas levantar ou descer de leve cada “braço”, representados pelo Wiimote e Nunchuck. Ou seja, o jogo consiste em alternar entre quatro posições para passar pelas paredes, finalizando com uma corridinha, sacudindo alternadamente Nunchuck e Wiimote para pegar o ladrãozinho de uma vez. Simples, e por isso mesmo extremamente irritante quando os comandos respondem errado. Mas logo fica perceptível que a “manha” consiste em não fazer movimentos muito longos com os controles.
Outro aspecto que pode ser frustrante para quem não se adaptar aos comandos é que, à medida que o compasso do jogo se acelera, pode parecer difícil acompanhar a mudança de posições. É questão de feeling, de pegar o jeito mesmo. E após isso, bom, fica fácil demais e o cansaço supera o entretenimento.
São apenas três cenários, cada um com três ladrões pra lá de estranhos, que vão desde um jogador de futebol americano, um robô espacial, finalizando com o que parece ser uma versão bizarra do surfista prateado.
Mas a quês tão é: Por que eles querem o pote de proteínas? Por que os musculosos estão todos de sunga? Por que qualquer um, ao atravessar uma parede, deixa um buraco no formado da sua exata silhueta?
Porque não é pra fazer sentido mesmo. E é aí que está 90% da graça de Muscle March. Tal tom de nonsense, com esses cenários coloridos, e situações engraçadas já é familiar para os que jogaram Katamari Damacy, também da Namco.
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Outro estilo de jogo que ele lembra é o do Chō Aniki
Não conhece? Veja a imagem ao lado. Sentiu o drama, né?
E esse tom um tanto quanto homossexual também ajuda a compor a graça do jogo, pra você que é seguro da própria sexualidade seja-lá-qual-for e saiba apreciar o humor nonsense.
Além disso, uma curta porém agradável seleção de músicas ajuda a manter o compasso nessa correria pelo pote de proteínas, com uma batida razoavelmente agitada e tom semi-infantilizado. Exatamente como Katamari Damacy.
Uma pena é que o modo Versus não seja em tempo-real. Cada jogador agüenta o máximo de tempo sem errar até passar o controle para o próximo. Você sente que seria mais divertido competir simultaneamente. Desse jeito é a mesma coisa que juntar amigos e ficarem se alternando no modo normal do jogo.
De qualquer modo, é diversão garantida, pelo menos na primeira meia-hora. Um bom jogo pra comprar e jogar de vez em quando, pra passar o tempo ou chocar seus amigos com o “olha só esse jogo que eu tenho”. Só por isso já vale à pena!
Muscle March – WiiWare – Nota final: 6,5
Gráficos: 6 – Som: 7 – Jogabilidade: 5 – Diversão: 8