Análise: Okami (Wii)

em 19/01/2010

Okami é um jogo de ação/aventura desenvolvido pela Ready at Dawn e lançado pela Capcom no começo de 2008 para o Wii. Raras são as ocasiõ... (por Filipe Gatti em 19/01/2010, via Nintendo Blast)

okami_box Okami é um jogo de ação/aventura desenvolvido pela Ready at Dawn e lançado pela Capcom no começo de 2008 para o Wii. Raras são as ocasiões onde um título consegue competir de igual para igual com Zelda, e essa é uma delas. Okami foi originalmente desenvolvido para o PlayStation 2 em 2006 e, após os pedidos dos fãs, a Capcom resolveu trazê-lo ao Wii.

Neste jogo você tem o controle da Deusa do Sol, Okami Amaterasu, uma loba que utiliza de seus poderes divinos e o místico Pincel Celestial no intuito de derrotar o terrível Orochi, um mal que habita a região do Japão.

  • Similar ao Zelda?

Por ser um título de aventura, é praticamente automática a comparação com Zelda. Ele utiliza da mesma concepção da série da Nintendo: um extenso mundo para ser explorado que contém vilarejos, dungeons e cidades. Você controla Okami desde o começo e aos poucos vai recuperando suas técnicas com o Pincel Celestial. Há total liberdade: você pode escolher entre ficar vagando pelo mundo, ou batalhar contra inimigos em dungeons para juntar dinheiro e comprar itens raros.okami_1

Porém, como qualquer aventura, nem todas as áreas são acessíveis logo de início, então será necessário prosseguir o fluxo normal da história para ter acesso à novas regiões e, é claro, conseguir itens e armas melhores que ajudarão no decorrer da trama.

Como em Zelda, as dungeons têm sempre o mesmo funcionamento: completar os puzzles para obter a chave que leva à sala do chefão, e então derrotá-lo.
Junto à saga para expulsar Orochi, há várias missões para serem cumpridas em paralelo que lhe trarão boas recompensas. Por exemplo, algumas apresentarão uma lista de monstros que devem ser aniquilados; outras deve-se simplesmente alimentar animais na floresta. Esse tipo de situação gera uma distração da história principal do jogo para que você não precise se apressar, e possa aproveitar tudo que é oferecido.

  • Seja um artista

Uma das características que colocam essa aventura acima das demais são os gráficos e traços que lembram o Japão antigo. O jogo inteiro parece uma okami_2pintura e, ao apertar o botão B, você pode literalmente pintar o cenário para conseguir executar várias ações diferentes. Inicialmente nota-se poucas utilidades para isso. Mas não demora muito tempo para ver que há outras funções para o Pincel Celestial, como criar torres de água, redemoinhos de vento, atacar monstros e até mesmo diminuir o fluxo de tempo - tudo utilizado tanto para derrotar os inimigos como para desvendar os puzzles que são encontrados pelo mundo.

Alguns desenhos são bem difíceis de serem realizados, e é possível notar que nem sempre o WiiMote responde da forma esperada, forçando-o a tentar várias vezes uma mesma pintura, principalmente quando há vários círculos para serem desenhados.

  • Quem se importa com foto-realismo?

Os gráficos de Okami são espetaculares. A coloração e cel-shading da água beira num realismo que poucas vezes presenciei, mesmo em consoles que suportam gráficos melhores que o do Wii. O mundo em que a história se passa é muito bonito, da mesma forma que são as cut scenes durante a utilização das técnicas do Pincel. A caracterização do design Japonês se encaixa perfeitamente com o enredo, além de ser excêntrico. Uma menção em especial para a representação de Amaterasu no fim do jogo.

  • Trilha sonora e comentários finais

okami_3 Okami se saiu bem na trilha sonora. Certamente não tem nada de muito especial, mas a simplicidade combinada com o estilo do jogo acabou dando muito certo. Tão certo que acabou rendendo o prêmio de Melhor Música no BAFTA Video Games Award de 2008

O único problema que presenciei é o fato de que, ocasionalmente, os movimentos executados com o WiiMote não são reconhecidos. Mas fora isso, não vejo nenhum contra.

Infelizmente não foram muitas pessoas que compraram Okami para o PS2, e não podemos dizer que ele foi campeão de vendas agora nesse relançamento. O que é uma pena, pois estão perdendo um dos melhores jogos de aventura já feitos para o Wii, principalmente por não ter sido desenvolvido pela Nintendo. Okami é, certamente, uma obra prima que merece ser usufruída.

okami_4 okami_5

okami_6 okami_7

Okami - Wii - Nota final: 8,5
Gráficos: 9 | Som: 8 | Jogabilidade: 8 | Diversão: 9

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).