Simon Prytherch, CEO da Lightning Fish Games, contou ao GamesIndustry.biz que ele acredita que os problemas do Wii no mercado esse ano foram parcialmente resultado de uma grande quantidade de jogos de má qualidade, deixando os usuários que tiveram experiências ruins apenas esperando as franquias principais serem lançadas.
"Não acho que é possível desbancar a Nintendo, mas o mercado do Wii - de uma perspectiva de desenvolvedores terceiros - está super-saturado com os produtos," ele explica. "Os consumidores foram atingidos com vários jogos abaixo do padrão de qualidade, então agora eles só confiam nas grandes marcas da Nintendo."
"Por isso estamos movendo para outras plataformas, e olha que sempre estivemos no mesmo percurso da empresa. Mas este ano nós, definitivamente, estaremos fazendo títulos de PlayStation 3 e Xbox 360," Simon adiciona.
Embora o primeiro lançamento da empresa - publicado pela Ubisoft com o nome de NewU para o Wii - tenha sofrido algumas complicações no mercado, ele vê um futuro forte para os jogos motion-based em 2010, aqueles que são jogados através dos movimentos do corpo, ainda mais com novos hardwares da Microsoft e da Sony... desde que os jogos certos sejam desenvolvidos.
"A resposta mais curta é que eles causarão um grande impacto. A resposta longa é que eles somente causarão um grande impacto no momento que passarem a desenvolver especificamente para esses controles. Os jogos de tiro e de corrida já possuem bons controles e as pessoas estão felizes com eles."
"Haverá novos gêneros de jogos que serão desenvolvidos para estes controles, e seria tolisse minha tentar prever quais serão - mas diria que eles envolverão muito mais história e caracterização dos personagens, além de muito mais interação social."
"Se falarmos sobre algo como o [Projeto] Natal, onde você usa o seu corpo inteiro para controlar algo, e não somente seus dedos ou mãos, estamos falando de um jeito totalmente novo de se ver as coisas. Você terá que se preocupar com o índice de cansaço das pessoas, sem ter que mantê-las pulando por horas e horas... serão necessárias pausas para descanso."
A entrevista completa com Prytherch pode ser lida aqui.