World of Goo é um jogo no estilo puzzle desenvolvido pela 2D Boys e lançado pela Nintendo no final de 2008. Extremamente inovador, este é - na minha opinião - um dos melhores títulos que podem ser encontrados atualmente na WiiWare.
O objetivo é bastante simples, você controla pequenas esferas feitas de algo pegajoso semelhante a lama - chamadas Goo - devendo uni-las de ponto A até ponto B, criando construções que vão desde pontes até edifícios, tudo para chegar ao final do estágio e ver quantos Goo foram possíveis coletar.
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Qual é a história?
A história é contada nas cenas que aparecem entre os capítulos, assim como em algumas placas que são encontradas nos próprios estágios, portanto fica difícil contar a história sem desvendar o que acontecerá durante o jogo, mas mesmo assim daremos uma introdução.
Tudo começa quando surgem vários canos perfurando e atingindo os confins da Terra, o que acaba acordando várias bolas de Goo que estavam dormindo e nunca haviam sido perturbadas antes. Os Goo estão repletos de curiosidade, então começam a se unir, criando construções através destes canos para poderem chegar à outro lugar.
Após alcançarem a entrada dos canos, são sugados para a "World of Goo Corporation", uma empresa que processa essas bolas transformando-as em vários produtos diferentes, sendo o refrigerante o mais famoso.
O excesso de Goo é deixado do lado de fora da empresa, onde eles começam a construir uma torre gigante.
No fim do primeiro capítulo, alguns deles conseguem criar algo capaz de fugir, e passam então a ver "novas terras ao longe," onde encontrarão novos obstáculos e aventuras.
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Física - a sua nova matéria preferida
Nos dois primeiros estágios dá para imaginar que o jogo será muito fácil e simples, mas conforme o tempo passa, novos obstáculos são colocados, e suas habilidades de engenheiro e conhecimentos de física são colocados a prova para sua torre de Goo chegar às nuvens.
Os estágios passam e novos tipos de Goo são introduzidos. Há os que flutuam, os que são pegajosos e grudam, os que parecem mais pesados e sempre puxam para baixo, entre outra variedade que permite a criação de diferentes tipos de construções.
Mas não são os diferentes tipos de Goo e nem os barulhos fofinhos que eles fazem que fez este jogo ser tão viciante e apelativo - é o incrível dinamismo físico da jogabilidade. Os edifícios que são criados reagem exatamente da mesma forma que o esperado no mundo real, caindo do lado que estiver mais pesado, ou derrubando o topo se este estiver maior que a base.
No começo é divertido, onde basicamente o objetivo é somente construir a torre o mais alto que pode, mas conforme o avanço, haverá estágios onde será necessário medir exatamente o balanço perfeito entre plataformas flutuantes para que sua construção não caia e todos os Goo morram.
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Gráficos, trilha sonora e comentários finais
Alguns dizem que os gráficos do Wii não são bons o suficiente para impressionar. Bem, World of Goo mostra que isso não é verdade. Todos os gráficos foram desenhados a mão e parecem obras de arte. Há um charme e inocência nos cenários que geralmente são vistos somente em jogos desenvolvidos pela própria Nintendo.
Como os gráficos, a trilha sonora é tão boa que ninguém duvidaria se tivesse vindo de um dos gênios musicais da Nintendo. A melodia se adequa aos estágios, sendo mais vibrante naqueles que você precisa ser mais veloz, e voltando a ser melódica em estágios normais.
Incorporando uma jogabilidade inovadora, gráficos muito bem trabalhados e uma trilha sonora envolvente, esse é um fantástico exemplo de como os jogos da WiiWare devem ser. World of Goo, certamente, é obrigatório à todos que possuem um Wii.
World of Goo - Wii - Nota final: 9,3
Gráficos: 9 | Som: 9 | Jogabilidade: 9 | Diversão: 10