Blast from the Past: Luigi's Mansion (GC)

em 13/10/2009

Sempre que é lançado um console da Nintendo, as clássicas franquias obrigatoriamente têm que aparecer, seja um novo jogo da série Mari... (por Anônimo em 13/10/2009, via Nintendo Blast)

Luigi's Mansion Luigi's Mansion

Sempre que é lançado um console da Nintendo, as clássicas franquias obrigatoriamente têm que aparecer, seja um novo jogo da série Mario, Metroid ou Zelda, também conhecido como a santíssima trindade da BigN.

Com o Game Cube não poderia ser diferente, porém a estrela maior, Mario, só apareceria em agosto de 2002, nove meses após o lançamento do console. Pra não deixar os jogadores do Cube na mão, Luigi's Mansion foi lançado em novembro de 2001, juntamente com o console. Veio com o objetivo de mostrar as capacidades técnicas do console e fazer uma “sala de espera” para Super Mario Sunshine.

Como é tradição no reino dos cogumelos, a história é simples: Luigi ganha uma mansão em um concurso que ele jura não ter se inscrito. Ao ir conhecer seu novo imóvel, ele descobre que o lugar é assombrado e que seu irmão, Mario, foi sequestrado pelos fantasmas que lá habitam.

O jogo não tem a intenção de ser um novo Mario da vida, está longe disto. É um jogo de ação com foco na exploração e coleta, com alguns eventuais quebra-cabeças para deter certos fantasmas e chefes. Isso não o torna ruim, pelo contrário, é um jogo divertido do começo ao fim.

Luigi's Mansion Luigi's Mansion

Difícil não se lembrar do clássico Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters), seja pela ambientação ou mesmo pelos acessórios que Luigi utiliza para se livrar dos fantasmas ou mesmo encontrá-los: o Poltergust 3000, um aspirador de pó, o Game Boy Horror, um radar de assombrações e uma lanterna.

A mecânica é simples: congele os fantasmas com a luz da lanterna e depois os prenda com o aspirador. Controlar Luigi e seus acessórios num primeiro momento não é simples, exige um pouco de treino para dominar os dois direcionais. Mais um jogo que ficaria excelente usando os controles do Wii.

Um dos pontos mais altos do jogo é a voz de Luigi, já que seus gritos ficam mais estridentes e desesperados à medida que Luigi perde energia, além de chamar o Mario de maneira cômica. O responsável por dublar Luigi é Charles Martinet, que também empresta sua voz para Mario, Wario, Waluigi e vários outros personagens da Nintendo.

Mesmo sendo o primeiro jogo de Game Cube, ele se sai bem ao exibir efeitos de partículas, luzes e sombras inéditos até então nos consoles da Nintendo. Destaque para os cenários e o humor simples e funcional.

Luigi's Mansion Luigi's Mansion

Com aproximadamente 2.19 milhões de cópias vendidas, Luigi's Mansion seria um ótimo título para ser distribuído junto com o console, como ocorre hoje com Wii Sports, pois sua pequena duração não incentiva a compra. Se algum dia for feita uma continuação, a inclusão do original no mesmo disco seria um excelente negócio.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.