Em meados dos anos 90 o saudoso Super Nintendo já estava com uma biblioteca de games bastante variada. Nesse meio tempo a Disney, juntamente com a Capcom, lança um jogo de um de seus desenhos animados de maior sucesso dessa época. Conhecido no Brasil como A Turma do Pateta, Goof Troop era sucesso nas tardes de semana no Disney Club no SBT. No Super Nintendo, Pateta e sua turma partem para uma aventura em uma ilha cheia de mistérios.
A Turma do Pateta contava a historia acerca de dois vizinhos pais de família que eram rivais, Pateta e Bafo-de-Onça, só que seus filhos, Max e B.J., eram grandes amigos. Com um enredo cheio de clichês a série era bastante divertida com as grandes confusões entre Pateta e sua trupe.
No Super Nintendo o game da série chegava em 1993, com o estilo “adventure” e dose bastante convincente de “puzzles” o game cativou jogadores no mundo todo.
Heróis vão parar em uma ilha... E com piratas
O jogo começa com Pateta e Max indo pescar quando avistam seus vizinhos Bafo e B.J sendo levados por piratas, seguem o navio pirata e chegam à Spoonerville Island. Com o objetivo de salvar seus amigos, Pateta e Max entram nessa ilha enfrentando centenas de piratas e tudo que vier pela frente.
A historia se divide em cinco fases que acabam sempre com um chefe.
Interagindo com o cenário
São várias as possibilidades de interação no game: barris, vasos, blocos de pedra entre outros são possíveis de serem pegos ou “chutados”, para assim derrotar os inimigos, que na sua maioria são piratas e insetos.
Além desses, existem também diversos outros itens: um arpão verde que é usado para pegar itens a distancia e empurrar os inimigos; sino usado para chamar a atenção; tabuas de madeiras; chaves; etc...
Esses itens, além de serem usados na ação contra os vilões, eles também são usados em alguns puzzles que na sua maioria são bastante divertidos e com uma pitada de dificuldade.
As vidas são corações que se ganha pegando bananas e cerejas, além dos cristais vermelhos e verdes que davam vidas extras ou continues, respectivamente.
Isso tudo unido à uma jogabilidade simples, porém funcional, fazem o game ser agradável de ser jogado.
Gráficos e efeitos legais
Os gráficos do jogo são muito bons, com efeitos e animações bastante divertidos. O som também é muito divertido estando nos padrões da época.
Talvez o que incomodava mais no jogo era o som emitido quando se pega um item, não seria ruim se não tivesse tantos itens no jogo.
Pateta e Max a dupla que é de mais!
O game fica ainda mais divertido quando é jogado em modo cooperativo, um dos melhores do Super Nintendo, acredita-se até que o jogo foi feito com esse propósito. Pateta e Max tem diferenças, Pateta é lento e forte em quanto que Max é fraco e rápido.
Um ponto contra o game é que ele é curto de mais, cerca de 2 horas para ser zerado (se você saber as repostas dos puzzles).
Virtual Console no futuro?!?
Se você por um acaso está com um Super Nintendo por perto e seu sobrinho do lado, não pense duas vezes, pegue o game do Pateta e começe a jogar ele, você não ira se arrepender.