Especial: O retorno em grande estilo de Punch-Out!!

em 14/05/2009

O primeiro Punch-Out!! , lançado no auge da vida do NES, foi uma grata surpresa para todo mundo que gosta de jogos de luta. Até aquele mo... (por Gustavo Assumpção em 14/05/2009, via Nintendo Blast)

GB_Wii_PunchOut

O primeiro Punch-Out!!, lançado no auge da vida do NES, foi uma grata surpresa para todo mundo que gosta de jogos de luta. Até aquele momento os games do gênero eram simples, e não tinham lá muitos atrativos, fato que era também uma característica presente no game. A diferença foi que curiosamente Punch-Out!! foi um game bastante divertido, elogiado e – empurrado por carregar no nome o ídolo do esporte na época, Mike Tyson – popular.

Quase 22 anos depois – é amigo, você está ficando velho – a franquia está retornando. Nesse meio tempo, tivemos o ótimo Super Punch-Out!! no saudoso Super Nintendo. Bem mais completo que o original e com um trabalho técnico ótimo, ele é um dos games mais lembrados do console.

Retorno com o pé no chão

Punch_Out_Head_to_Head_03Sem mais contextualizações, chegou a hora de falar da volta. Todo retorno de uma série fora do mercado há bastante tempo é sempre complicado. Em 15 anos, o perfil típico dos games de luta sofreu muitas alterações. Tudo se tornou mais complexo, completo e dinâmico. Mas confesso que essas alterações nem sempre foram feitas pra melhor.

Pensando nisso, a Nintendo tinha dois caminhos a seguir. De um lado, transformar a série pensando no mercado atual. De outro lado, tentar oferecer o mesmo game de anos atrás com pequenas evoluções.

Com o desenvolvimento nas mãos da Next Level (que já cuidou do ótimo Mario Strikers Charged!), era bem provável que o game seguisse a segunda fórmula, e foi exatamente o que ocorreu. Particularmente, acho a decisão extremamente acertada, já que mudanças mais drásticas poderiam causar uma perda de identidade bem prejudicial.

No fim, Punch-Out!! Wii ficou bem parecido com os games anteriores da série. E isso principalmente com relação a maneira com que as lutas se desenvolvem, as características dos personagens, as angulações de câmera. A sensação é a mesma de sempre, somente com um tapa no visual e nos controles. Ao contrário do que possam pensar, considero isso extremamente positivo. Atualmente algumas séries tem sofrido tantas mudanças em suas continuações, que é difícil fazer perceber resquícios dos originais na essência. Felizmente não é o que acontece aqui.

Para todos

Punch_Out_Head_to_Head_04Desde o anúncio oficial do game, a especulação era grande sobre como seriam os controles de Punch-Out!! no Wii. Essas perguntas só foram respondidas recentemente, durante a Game Developers Conference. Lá, o game estava jogável e grande parte dos presentes puderam ter a sensação de como verdadeiramente os controles se comportam. É claro, que nós do Blast não estivemos lá e muito menos testamos como a mecânica funciona. Por isso tudo o que você lerá é sim uma reprodução do que quem jogou pode dizer.

Basicamente, existem duas possibilidades de controles. A primeira com o Wiimote e Nunchuk, fazendo uso dos sensores de movimento é claro, e a segunda com o Wiimote na posição do antigo controle de NES com a jogabilidade parecida com o clássico de eras passadas. Como já se previa, ca posição de controle de NES, o D-Pad serve para fazer os Dodges e os Botões 1 e 2 comanda os socos.

Punch_Out_Head_to_Head_02

No esquema principal – com Remote e Nunchuk – a movimentação também é bastante simples, de forma proposital. Ele usam como base exatamente a mesma mecânica usada pelo Boxe presente em Wii Sports, até mesmo na angulação de câmera e movimentação, embora aqui existam mais possibilidades. Empunhe remote e nunchuk, faça movimentos com os braços para desferir socos simples, use o analógico do nunchuk para mudar a direção, e com o A e o B use movimentos especiais. Há combinações para se realizar combos, e movimentos de esquiva. E aparentemente o esquema funciona bem, superando a expectativa até dos mais descrentes.

Com controles bons, o balanceamento do game também parece bem interessante. Recentemente, a Official Nintendo Magazine, revista oficial da Nintendo na Europa, analisou o game e disse que o modo principal de jogo é simplesmente excelente. Ele é dividido em duas partes, sendo a primeira quando o jogador precisa ser campeão. Segundo a revista, essa parte é fácil, pois os oponentes são os mesmos das outras versões. É só usar as mesmas táticas, ficando mais complicado apenas para quem não jogou os anteriores. Mas a novidade vem após você ser campeão, quando o jogador precisa defender o título. Todos os seus antigos oponentes vão voltar a te desafiar. E é aí que o jogo ganha em desafio.

Nessa parte, os oponentes não só ficam mais fortes, como mudam de estratégia e corrigem seus pontos fraco200px-Little_Macs. Cutscenes antes das lutas explicam o que cada lutador fez para melhorar. Os avaliadores gostaram dessa dificuldade, já que todos os lutadores voltaram completamente diferentes para suas segundas lutas, aumentando consideravelmente o replay.

Little Mac, mas pode chamar de o “homem-carisma”

Quem jogou algum dos games da série, sabe que Little Mac, o protagonista, é um dos personagens mais carismáticos da Nintendo. Conhecido pelo seu Star Uppercut, Little Mac supostamente tem 17 anos e veio do Bronx, violento bairro de Nova York. Decidido a seguir a carreira, ele é recusado por 200 treinadores diferentes, até que encontra Doc Louis ex-campeão peso-pesado que decide treinar o jovem e ajudá-lo a vencer.

No primeiro Punch-Out!!, Little Mac recebeu um treinamento extremamente rigoroso de Doc Louis e após muito esforço, conseguiu derrotar Mike Tyson e se tornar o campeão mundial.

Para essa versão, estarão disponíveis mais 14 personagens diferentes e você terá que derrotar todos para chegar ao título de campeão mundial. Alguns deles foram reciclados de outros games da série, mas existem adições novas. Cada um deles vai sendo liberado conforme é derrotado no modo principal de jogo. Os personagens divulgados até agora pelo site oficial são:

 8.flamenco 1.glass 2.kaiser 3.disco 4. hippo

Don Flameco     Glass Joe      Von Kaiser    Disco Kid      King Hippo

5.hondo 6.bear 7.tiger

Piston Hondo   Bear Hugger    Great Tiger

Alguns sites apontam mais seis personagens como certos, embora não tenham sido confirmados pelo site oficial. Mas são presença garantida. São eles:

  • Aran Ryan
  • Bald Bull
  • Doc Lewis
  • Giga Mac
  • Soda Popinski
  • E um 15º personagem misterioso e secreto

Tecnicamente impressionante

Outro ponto que chama bastante atenção é o trabalho técnico realizado pela Next Level, a começar pelo desenho dos personagens. A escolha foi de manter um pouco do clima dos games iniciais. Aparentemente, essa idéia foi bastante acertada.

Tecnicamente, é possível perceber que a animação dos personagens é fantástica. Combinada com esse estilo visual que não é essencialmente cel-shadding, possuindo um brilho maior e uma coloração mais forte, o visual é digno de elogios. As linhas de contorno dos personagens são propositalmente “sujas”, com retas díspares ao invés de contornos curvados, dando realmente um aspecto de desenho.

Cenários, movimentação e cutscenes também parecem brilhantes. Ao olhar pela primeira vez é impossível não sentir uma vontade imensa de colocar as mãos nele, ainda mais para quem crpunch-out-20090303034844335_640w esceu jogando os games antigos da série. Os efeitos sonoros também parecem muito bons, criando o clima exato que qualquer Punch-Out!! precisa.

Imperdível

Após ler essa breve prévia, tenho certeza que você ficou instigado a pelo menos testar Punch-Out!! Wii. E sabe que eu acho que você vai acabar fazendo. Com lançamento marcado para terça-feira dia 18, o game promete ser um dos grandes sucessos do ano no Wii. Na Europa, a campanha de marketing está sendo grandiosa. Felizmente, a qualidade do game parece justificar o investimento. É o retorno que a série merecia!

Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).