Análise: Resident Evil Archives (Wii)

em 12/05/2009

No ano de 2002 a Capcom, apostando no novo console de mesa da Nintendo, o GameCube e em seu poderoso hardware, resolveu reviver o prim... (por Anônimo em 12/05/2009, via Nintendo Blast)

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No ano de 2002 a Capcom, apostando no novo console de mesa da Nintendo, o GameCube e em seu poderoso hardware, resolveu reviver o primeiro jogo da sua série de maior sucesso, dando a ele o título de Resident Evil Rebirth (popularmente chamado de Resident Evil Remake). A aposta da empresa realmente deu certo e a levou a mais tarde lançar outros jogos da serie, como o novo e exclusivo Resident Evil 0 e ports das versões dos consoles da geração passada, sendo eles Resident Evil 2 e 3 além de uma versão multiplataforma de Resident Evil Code Veronica, chamado de Resident Evil Code Veronica X. Por fim em 2004 foi anunciado Resident Evil 4 como game exclusivo, porém por causa do baixo numero de vendas do console o jogo foi portado para o Playstation 2,PCs e Wii.

Anos mais tarde tarde após o lançamento do mais novo console de mesa da Nintendo, o Wii, a Capcom após ver o baixo potencial gráfico do console e a proliferação do público chamado "Casual", a Capcom resolveu trazer a esse público novo no mundo dos games a história da série, assim lançando um Port de Resident Evil 4 e um jogo On-Rails contando o inicio da trama da série RE. Por causa do hardware inferior ao das plataformas concorrentes, a Capcom resolveu não trazer pra o Wii Resident Evil 5. Vendo que seus títulos lançados anteriormente para o console tinham vendido bem, resolveu então mais uma vez não inovar e anuncia versões de Resident Evil Rebirth e Resident Evil 0 para Wii, vendo assim mais uma forma de faturar dinheiro sem ser necessário muito trabalho e gastos para a produção dos jogos.

  • O mesmo do mesmo

Realmente o jogo não traz quase nada de novo em relação a sua versão original lançada em 2002 para Game Cube. Logo que você rodar o jogo vai notar que até os menus estão iguais a versão lançada em 2002, as mudanças gráficas foram poucas e eu diria que apenas os mais analistas iriam notar, mas como sou um deles, posso dizer que as melhorias estão na nitidez do jogo que agora está menos borrado, a sombra e os objetos 3D também estão com uma pequena melhoria tanto nas texturas como em suas bordas que agora estão com menos serrilhados.
  • Os controles são a única diferença

O intuito do Wii sempre foi levar aos jogadores uma nova forma de jogar, e Resident Evil para Wii não poderia ser diferente. O jogo conta com vários estilos de controle diferentes onde você pode escolher entre o controle igual ao de Resident Evil 4 Wii Edition e outros dois onde o sensor de movimentos é usado para você sacar a arma. Além disso é possível usar somente o WiiRemote mas esse é sem duvida o pior jeito pois os botões parecem confusos e usar apenas o direcional é extremamente desconfortável na hora de desviar de zumbis.

O jogo também é compatível com o controle de Game Cube deixando-o mais parecido ainda com sua versão original, na minha opinião o controle "1" que é o semelhante ao de Residente Evil 4 é o melhor pois os botões que são usados parecem encaixar perfeitamente com a maneira que se segura o WiiRemote e o Nunchuk.

  • Vale a pena jogar de novo

Com sua trama envolvente e belos gráficos (até mesmo para Wii) Resident Evil é sem duvida um dos melhores jogos da geração passada, e se você não teve a oportunidade de jogá-lo no Game Cube então vale muito a pena o fazerno seu Wii. Se você já “zerou” ele continua valendo a pena pois o jogo é realmente muito bom.

Resident Evil Archives (Wii) – Nota Final: 8.5
Gráficos: 8.0 | Som: 8.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 8.0

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