GDC 09: Iwata prepara terreno para a E3 2009

em 25/03/2009

Primeiramente obrigado a todo mundo que acompanhou e participou da coletiva aqui pelo Nintendo Blast. Foi um momento muito legal que co... (por Gustavo Assumpção em 25/03/2009, via Nintendo Blast)

Primeiramente obrigado a todo mundo que acompanhou e participou da coletiva aqui pelo Nintendo Blast. Foi um momento muito legal que compartilhamos com vocês. Foi nosso primeiro Live Blogging e tenho certeza que outros virão.

Mas voltando a keynote do Iwata, q expectativa como sempre era estratosférica e os rumores eram muitos. Muita gente inclusive esqueceu que o foco da GDC não é a apresentação de novos games e sim a troca de experiências entre os membros da indústria. E foi exatamente isso que Satoru Iwata fez na primeira parte do evento. Falou sobre as potencialidades do DS e do Wii e sobre o processo de criação para o console.

Deixou claro que cada etapa precisa ser ultrapassada sem falhas e que o grande trunfo da Nintendo é não ter pressa, ter dinheiro para o desenvolvimento e principalmente nunca deixar uma boa idéia de lado (exemplificando com o sucesso inesperado de Rhythm Heaven). Iwata também falou como uma tiete de Shigeru Miyamoto. E pareceu preparar o público para as novidades que ele está trabalhando no momento. Os muitos elogios até pareceram piegas algumas vezes, mas são extremamente válidos para alguém que conhece tão bem a indústria

Após a maçante primeira parte, tivemos algumas gratas surpresas. Primeiro: a Nintendo finalmente resolveu o problema do espaço interno no Wii. E da forma mais barata, simples e funcional. Os cartões de até 32 GB são suficientes e mostram que o Wii Shop Channel terá vida longa nos próximos meses. É só ver que do Wii só games de VC e WiiWare foram mostrados.

Aliás fiquei empolgado com a possibilidade de downloads de clássicos do Arcade. Foi uma jogada inteligente e que fisga os jogadores hardcores mais velhos. No WiiWare o destaque é para o segundo FF CC do serviço (chamado de My Life is a Darklord) e para o game de escalada Rock´n Roll Climber – e ambos me agradaram.

É obvio que a apresentação do DSi ganhou destaque, afinal estamos a poucas semanas do lançamento. E a cada apresentação, a vontade fica ainda maior de colocar as mãos no portátil. E para encerrar a coletiva, nada melhor que um novo Zelda. Spirit Tracks será inovador e apesar do quê de Spin-Off, com certeza será imperdível.

A conclusão que se pode tirar é que a Nintendo está preparando terreno para a E3. Preferiu resolver as pendências e os problemas apresentados pelos seus consoles e deixar tudo acertado para que na E3 o foco seja realmente os games – e se Deus quiser em grande quantidade e qualidade.

Só senti falta mesmo do WiiMotion Plus. Alguma coisa muito grave parece estar interferindo no rendimento do periférico. O problema é que a Nintendo prefere se calar em vez de falar sobre ele.

Pra encerrar acho que não custa dizer: por que aquele logo de Metal Gear apareceu no início da apresentação? Será que amanhã teremos uma grande surpresa na palestra do Hideo Kojima? Não custa nada sonhar…


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
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