O novo menu do Nintendo DSi e o menu de aplicativos do iPhone.
Apesar das críticas em relação à sua capacidade gráfica e de processamento, a Nintendo acertou em cheio ao lançar o Nintendo DS em 2004. Hoje a Touch Screen é praticamente obrigatória em aparelhos portáteis (incluindo celulares e smartphones). O próprio iPod com tela sensível ao toque – o iPod Touch –, foi lançado apenas em 2007.
Também com o iPod Touch, a Apple trouxe a interessante App Store, loja de aplicativos, serviços e jogos que poderiam ser adicionados ao aparelho, num esquema muito parecido com as extensões do navegador Firefox, diferenciando-se basicamente pelo fato de aqui os aplicativos são pagos e mais “luxuosos”.
Agora em 2009, a Nintendo lançará o DSi, nova versão do portátil de maior sucesso da empresa, que possui duas câmeras integradas e um sistema operacional muito melhor, com aplicativos para manipulação de fotos, sons, navegador e uma versão atualizada do PictoChat já de fábrica. Porém a principal estratégia da Nintendo se baseia no DSi Shop, loja de jogos e aplicativos exclusivos para a nova versão do portátil. Sim, aplicativos. A Nintendo já lançou no Japão um programa para criação de animações em flipbook, um relógio multimídia, versões compactas do treinador mental Brain Age e até o clássico Paciência. Na terceira leva de aplicativos ela também trará calculadoras temáticas e uma coleção de livros pra se ler no próprio DSi.
Coleção de livros para o DSi.
Todos os aplicativos podem ser comprados com Nintendo Points, uma espécie de crédito pré-pago que pode ser utilizado tanto no Wii Shop quanto no DSi Shop. Alguém duvida que a Nintendo quer criar sua própria App Store?