Análise: Kirby Canvas Curse (DS)

em 21/02/2009

Todo mundo sabe da minha paixão pela bolota rosa da Nintendo. E quem assim como eu é fã dela, não pode deixar de jogar o primeiro game da... (por Gustavo Assumpção em 21/02/2009, via Nintendo Blast)

Todo mundo sabe da minha paixão pela bolota rosa da Nintendo. E quem assim como eu é fã dela, não pode deixar de jogar o primeiro game da franquia para o Nintendo DS. Kirby Canvas Curse é sem dúvida um dos melhores games do portátil.

kirbyCanvas Curse muda radicalmente a maneira de se controlar Kirby, transformando o game drasticamente e adicionando um desafio até então inédito na série. Saem os controles simples e típicos de games de plataforma e entram um esquema desenvolvido exclusivamente para a tela sensível que só é possível no Nintendo DS.

O esquema de controles funciona de uma forma bem simples e ao mesmo tempo funcional: Tocando Kirby ele rola, tocando em um inimigo, ele fica atordoado e Kirby pode derrotá-lo. Se o inimigo possui um poder, basta tocá-lo que quando Kirby encostar ele copia automaticamente o poder. Esse esquema é tão funcional e tão divertido que pode ser considerado um dos mais criativos e ao mesmo tempo competentes esquemas de controle em um game do gênero em todos os tempos. Fantástico!

Mas a principal novidade fica por conta do Magical Paintbrush. Toda vez que você clicar e arrastar na tela sensível, sua Stylus funcionará como um pincel desenhando rotas por onde Kirby pode passar. Essas rotas somem em pouco tempo, então é necessário uma certa velocidade para conseguir transpor os obstáculos. Saber utilizar bem esse recurso é a chave para o sucesso nos stages mais avançados.

O design de fases de Canvas Curse é o principal fator que contribui para que ele seja tão competente. Cada ambiente possui características e obstáculos específicos que só podem ser transpostos com a habilidade do jogador. E engana-se quem pensa que as fases são fáceis: conforme o game avança surgem desafios que testam tudo o que jogador aprendeu ao longo da aventura.

Do ponto de vista técnico, Canvas Curse é um dos games mais bonitos da série. O visual é meio estilizado e possui efeitos muito bons. A trilha sonora está no mesmo nível que a série sempre apresenta – o que é excelente.

Kirby Canvas Curse é um dos grandes games do DS, um dos melhores – se não o melhor – game da série e uma das experiências mais gratificantes que o DS pode oferecer. É um jogo obrigatório para quem tem o portátil mais amado do mundo.

Imagens: IGN.com

 kirby-canvas-curse-20050414112417668_640w  kirby-canvas-curse-20050414112418340_640w  kirby-cursed-canvas-20050412105451016_640w

Kirby Canvas Curse – Nintendo DS – Nota Final: 9.0

Gráficos: 8.0 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 10.0 | Diversão: 9.0

Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.