Na parte anterior da Nintendo Chronicle, vimos que o NES teve seu sucesso potencializado pela grande quantidade de franquias novas criadas e pela qualidade das mesmas. Agora voltaremos um pouquinho no tempo e veremos como foi o processo de criação do GameBoy – primeiro videogame a ultrapassar os 100 milhões de unidades vendidas.
Com o sucesso do NES e a liderança fácil em praticamente todos os mercados globais, a Nintendo tinha se lançado com tudo na aventura de se tornar uma verdadeira ditadora de tendências no mercado. Depois do NES, o segundo passo para a consolidação desse mercado se deu com o Game Boy, isso já no fim da década de 80.
Foi no ano de 1987 que pela primeira vez o mundo conhecia o Game Boy. Idealizado pelo gênio Gunpei Yokoi, o portátil inovava ao permitir o uso de cartuchos, indo contra a corrente dos portáteis one game (como o próprio Game & Watch). Outro destaque do GB era a presença do sucesso da época: o direcional em cruz que possibilitava um controle fácil e sem complicações.
Yokoi revelou que o projeto de criação do Game Boy precisava ser eficiente em três frentes para que vingasse. Primeiro ele precisava realmente ser portátil; ou seja, caber realmente no bolso. Em segundo lugar ele precisava ser simples; nada de processadores de última geração ou games muito complicados e em terceiro lugar ele precisava ser eficiente.
O grande desafio do projeto desde o início esteve nessa eficiência, na otimização do uso da bateria. Depois de diversos testes chegou-se ao uso de quatro pilhas tamanho AA que duravam consideráveis vinte horas de jogo. O preço de lançamento também foi bastante atrativo: algo em torno de 100 dólares que contribuiu de forma decisiva para o sucesso do console.
Outro fator importante do sucesso estava na capacidade de ligação entre os portáteis através do Cabo Link de maneira bem fácil e sem complicações. O lançamento do console juntamente com um game da série Tetris também foi decisivo, apesar de em 1995 o console passar a ser vendido sem o game.
Os outros modelos
Em 1996 o GameBoy ganha seu primeiro modelo redesenhado. Menor e mais eficiente que o original, o Game Boy Pocket possuía um design mais enxuto, tela mais definida, acabamento em prata metálico e maior nitidez na formação das imagens.
Um ano depois é a vez do Game Boy Light que supria uma das maiores deficiências do console: iluminação própria. Além de contar com um design mais bonito e arrojado o modelo não tinha a tela esverdeada que era a principal queixa dos jogadores já que cansava a vista depois de alguns momentos de jogatina.
Um ano depois surge uma verdadeira revolução: o Game Boy Color. Usando uma tela em LCD com pouca reflexão de luz e completamente colorida, graças a uma tecnologia inédita na época, o console foi o desejo de consumo da maioria dos jogadores. O GBC também possibilitava a troca de dados em infra-vermelho – embora esse recurso não tenha sido muito utilizado pelas produtoras.
O fator Pokémon
O sucesso do GameBoy era grande desde o seu lançamento. Mas faltava um game que realmente valesse a compra do console. É então que Pokémon é lançado.
Pokémon foi uma criação da GameFreak, um subsidiária da Nintendo sem muita expressão. Pokémon foi desenvolvido de uma forma que fosse um título que possibilitasse uma jogabilidade praticamente infinita e uma interação entre os jogadores nunca vista graças ao lançamento em duas versões diferentes: Red e Green (Blue no ocidente). Mesmo que o processo de desenvolvimento tenha sido tímido, logo no lançamento em fevereiro de 1996, Pokémon vendeu 256 mil unidades na primeira semana.
O lançamento americano da franquia só aconteceria em 30 de setembro de 1998. E curiosamente o game repetiu o mesmo sucesso sem precedentes no ocidente. Pokémon não só liderou os rankings de mais vendidos(com o absurdo número de 31 milhões de games vendidos) como conseguiu de forma decisiva ser o motivo que valia a compra do GB.
Em 1999 a Nintendo lançou uma versão refeita do primeiro game homenageando o monstrinho mais carismático de todos: Pikachu. Resultado: Pokémon Yellow: Pikachu´s Special Edition vendeu mais de 20 milhões de unidades em todo o mundo. O game chegou a ser lanç ado juntamente com o Game Boy Color em um versão especial amarela com desenhos do Pikachu na carcaça.
O GBC ainda ganharia outros games da franquia. O maior destaque ficou com as versões Gold e Silver que apresentaram um visual muito melhor, bugs corrigidos, um balanceamento mais visível da jogabilidade e uma variedade maior de monstrinhos (agora eram 251). G&S também receberam uma versão refeita: Pokémon Crystal lançada no ocidente em 2001. Somadas as três versões venderam mais de 30 milhões.
De Mario a Zelda a epopéia da Nintendo
Outro ponto em que o GB se destacou foi que a Nintendo não exitou em lançar versões de suas franquias de sucesso. Só o herói bigodudo Mario recebeu Mario Land, Mario Land 2: Six Golden Coins, Dr. Mario, Mario Picross e Super Mario Bros. Deluxe, games com grande qualidade.
Outras franquias como Metroid e Zelda também apareceram. Metroid 2 Return of the Samus e The Legend of Zelda Link´s Awakening foram games de grande qualidade. Se somarmos os ports de Donkey Kong Country (com o subtítulo Land), Wario Land, diversos games da série Kirby entre outros, fica claro que o sucesso do GameBoy não foi à toa.
Já na sua fase final de vida, o GBC ganhou alguns games que estão na história entre os melhores games portáteis já lançados: Zelda Oracle of Afes/ Seasons, Immagination, Shantae, Metal Gear Solid, Mario Tennis GB, Dragon Quest Monsteres, entre outros são games de qualidade ímpar.
Um console de sucesso irrepreensível
Com mais de 100 milhões de consoles vendidos, a Nintendo pode se orgulhar do sucesso do Game Boy. O console alcançou um sucesso absolutamente retumbante não só entre o público nintendista. Praticamente todo mundo já teve alguma versão do portátil ou deu aquela jogadinha. Outro fator importante é que o GB possuiu uma vida útil de 13 anos recorde absoluto.
Bom hoje paramos por aqui. Para a próxima semana é bom preparar o coração: chegou a hora de falar do Super Nintendo, o console com a maior legião de fãs de todos os tempos. Prepare-se!