Nos últimos dois anos, com o crescimento vertiginoso e cruel da internet, as revistas de um modo geral estão sofrendo com a queda nos números de vendas. E quando as revistas são de games, o assunto parece se agravar ainda mais: a cada dia que passa uma notícia nova de uma revista que deixará de ser publicada é anunciada. Só nessa semana mais dois baques na indústria: a americana EGM (segundo os rumores) e a britânica NRevolution deixariam de ser veiculadas.
Confesso que das revistas internacionais eu acompanho apenas a EGM griga. Dando uma olhada e levando em consideração também o material produzido nacionalmente, cabe um puxão de orelha: faltam atrativos que levem as pessoas a comprarem as revistas. Confesso que com excessão da matéria de capa sempre muito completa na maioria das publicações, o restante é quase sempre encontrado com antencedência e até mesmo com mais detalhes na net. É claro isso quando lemos reviews enxugados ao máximo e vemos publicado apenas uma nota quando o assunto na verdade rendeu discussões acaloradas e com muito mais meandros em sites de relacionamento ou em fóruns.
O fato é que as revistas precisam se reinventar, criar coisas novas., atrair o público. Matérias mais aprofundadas de lançamentos, reportagens de eventos mais completas e principalmente dar espaço aos games antigos. As vezes a gente sente falta de relembrar alguns jogos que poderiam ocupar um espaço em uma publicação mensal.
A receita pra virar esse jogo não é nada fácil. Não tenho mais esperanças que volte o tempo áureo das publicações por aqui (quanto tinhamos Gamers, Ação Games e Super Game Power). A minha esperança hoje é que sempre exista algum público para o material impresso. Querendo ou não a revista que você compra hoje permanecerá com você por anos. Já a página da net que você leu hoje dificilmente será lido por você posteriormente.
Confesso que das revistas internacionais eu acompanho apenas a EGM griga. Dando uma olhada e levando em consideração também o material produzido nacionalmente, cabe um puxão de orelha: faltam atrativos que levem as pessoas a comprarem as revistas. Confesso que com excessão da matéria de capa sempre muito completa na maioria das publicações, o restante é quase sempre encontrado com antencedência e até mesmo com mais detalhes na net. É claro isso quando lemos reviews enxugados ao máximo e vemos publicado apenas uma nota quando o assunto na verdade rendeu discussões acaloradas e com muito mais meandros em sites de relacionamento ou em fóruns.
O fato é que as revistas precisam se reinventar, criar coisas novas., atrair o público. Matérias mais aprofundadas de lançamentos, reportagens de eventos mais completas e principalmente dar espaço aos games antigos. As vezes a gente sente falta de relembrar alguns jogos que poderiam ocupar um espaço em uma publicação mensal.
A receita pra virar esse jogo não é nada fácil. Não tenho mais esperanças que volte o tempo áureo das publicações por aqui (quanto tinhamos Gamers, Ação Games e Super Game Power). A minha esperança hoje é que sempre exista algum público para o material impresso. Querendo ou não a revista que você compra hoje permanecerá com você por anos. Já a página da net que você leu hoje dificilmente será lido por você posteriormente.